5 de dez. de 2011

Oportunidades de comunicação.

As entrevistas são oportunidades de comunicação. O jornalista vai com a pauta dele. Lembre-se, também, de fazer a sua pauta para a entrevista e aproveite a ocasião para abordar temas de seu interesse. Lembre-se de que comunicar-se e relacionar-se com a imprensa é gerenciar riscos e oportunidades.

Sempre
  • dê retorno ao jornalista no horário combinado;
  • seja o mais claro, conciso e objetivo possível;
  • informe-se sobre o repórter e o veículo;
  • informe-se sobre a pauta;
  • trate o repórter pelo nome;
  • tenha números e informações à mão, forneça cases e dê exemplos;
  • economize adjetivos;
  • evite jargões profissionais;
  • ofereça-se para esclarecer dúvidas;
  • certifique-se de que foi compreendido.
Nunca
  • mencione amizade com o dono do veículo;
  • diga que sua empresa empregadora é anunciante;
  • prometa entrevista e não cumpra;
  • prometa informações exclusivas e não cumpra;
  • peça para ler o texto antes da publicação;
  • pergunte quem é a fonte do repórter;
  • barganhe informações;
  • dê sugestões sobre o texto final;
  • sonegue informações que serão divulgadas em breve;
  • devolva a pergunta ao jornalista. Ele pode tirar as suas próprias conclusões e atribuí-las ao entrevistado;
  • diferencie o tratamento de acordo com o veículo e o cargo do jornalista;
  • não subestime o jornalista e não o trate como tom professoral;
  • fale sobre a concorrência. Ao falar sobre outra empresa facilmente cometemos deslizes, portanto, evite falar sobre a concorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário