As entrevistas são oportunidades de comunicação. O jornalista vai com a pauta dele. Lembre-se, também, de fazer a sua pauta para a entrevista e aproveite a ocasião para abordar temas de seu interesse. Lembre-se de que comunicar-se e relacionar-se com a imprensa é gerenciar riscos e oportunidades.
Sempre
- dê retorno ao jornalista no horário combinado;
- seja o mais claro, conciso e objetivo possível;
- informe-se sobre o repórter e o veículo;
- informe-se sobre a pauta;
- trate o repórter pelo nome;
- tenha números e informações à mão, forneça cases e dê exemplos;
- economize adjetivos;
- evite jargões profissionais;
- ofereça-se para esclarecer dúvidas;
- certifique-se de que foi compreendido.
Nunca
- mencione amizade com o dono do veículo;
- diga que sua empresa empregadora é anunciante;
- prometa entrevista e não cumpra;
- prometa informações exclusivas e não cumpra;
- peça para ler o texto antes da publicação;
- pergunte quem é a fonte do repórter;
- barganhe informações;
- dê sugestões sobre o texto final;
- sonegue informações que serão divulgadas em breve;
- devolva a pergunta ao jornalista. Ele pode tirar as suas próprias conclusões e atribuí-las ao entrevistado;
- diferencie o tratamento de acordo com o veículo e o cargo do jornalista;
- não subestime o jornalista e não o trate como tom professoral;
- fale sobre a concorrência. Ao falar sobre outra empresa facilmente cometemos deslizes, portanto, evite falar sobre a concorrência.
Fonte: cdn Comunicação Corporativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário