13 de nov. de 2012

Oficina Direção - IV


Nossa conversa de hoje tem início com a apresentação do diretor Tsai Ming Liang e a indicação de dois filme dirigidos por ele, destacando que o melhor é The river. Sendo que iremos assistir um trecho do filme What time is it over there. realizamos um paralelo com o filme Dogville.
No filme de Liang passa sentimentos através da imagens, o tempo e o enquadramento. No filme apresentado não há história, nem amarração, sem explicação ou desfecho. Literalmente ele extraí os sentimentos. Os significados são gerados pela platéia sem os elementos tradicionais da gramática cinematográfica. Com relação a trilha (diálogo + paisagem sonora + ruídos + música), no filme de Liang, foi feita a opção pela paisagem sonora e tem quase nada de diálogo e sem música. Temos a necessidade do som.
Foi nos lembrado que "Cinema é arte e entretenimento". Está e a razão que leva o que é produzido ser consumido pela platéia. Um filme padrão você "consome". Estamos acostumados a um tipo de estética cinematográfica, mas para ousar precisamos dominar a técnica e aí sim experimentar.

O Bruno destacou que no livro Directing Filme Tecninques and Aesthetics (Michael Rabiger), a leitura, mesmo em inglês é fácil e o principal para nós esta na Parte 4 (Aesthetics and Authorship) e 5 (Perproduction).
Continuamos a fazer a distinção entre o filme "sequencial/arquétipo" e o "autoral/surrealista", com relação a Edição e ao Som. Indicou dois bancos sonoros gratuitos disponíveis: freesound e freeplaymusic.


Passamos as explicações sobre Planos e Cortes. Em especial o Plano de 180° que deve ser executado sempre para evitar a descontinuidade. 




Após o intervalo realizamos a leitura de um fragmento do Roteiro Brechó, obra original de Bruno Fantini, para identificar as características dos personagens, locações e planos. Deixar fluir as ideias para contar a história através da imagens...
O Bruno aproveito para indicar três livros para aqueles que querem conhecer mais sobre Roteiro: Story (Robert McKee), A Jornada do Escritor (Vagler Christopher) e Da criação ao Roteiro (Doc Comparato).


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário