17 de abr. de 2013

4ª Semana da Juventude

Nesta manhã ministrei a palestra "Cidadania e Valores Humanos" dentro da atividades da 4ª Semana da Juventude de Valinhos.
 

A palestra foi extremamente dinâmica, com a participação ativas dos alunos, música, poesia e reflexão. Contou pela primeira vez com a participação dos jovens na Cobertura Colaborativa da palestra, me auxiliaram as seguintes pessoas: Vanessa Valtriani (Fotografa Colaborativa), Isabel Maua (Fotografa Colaborativa), Dieine Caroline (Operadora de Projeção Colaborativa), Giovanna Berti (Leitora Colaborativa) e Mayla Bares dos Santos (Repórter Colaborativa).


 

Destaco que o "Cidadão, porém, é mais do que apenas o habitante. É aquele que está interessado no que acontece em sua comunidade.". Para que isso acontece devemos vencer a inércia da ignorância e da omissão.
A Cidadania somente será concretizada quando aplicarmos em nossa vida os Valores Humanos: ação correta, paz, amor, verdade e não violência. Exercitando a honestidade, disciplina e respeito.
Segue abaixo a apresentação, para ampliar basta clicar na imagem:

 
 
 
 

No final apresentei o vídeo da música Camarada D'água da trupe O Teatro Mágico.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!
Até a próxima!

6 de abr. de 2013

Capacitação: O Papel do Conselho


Ministrei capacitação sobre “O Papel do Conselho e Conselheiro”, inicie a abordagem do tema conversando sobre a produção e controle das Leis e Políticas Públicas, destacando que todo o Poder emana do povo e em seu nome é exercido. O estado tem capacidade de imprimir marcas na sociedade e de produzir leis. Tudo com base na palestra ministrada pela Vera Alves Cepêda sobre o mesmo tema.
Por está razão é necessário o controle social do Estado sempre o mais próximo da Sociedade.
Os Conselhos Municipais são órgãos criados por Lei e possuem representação da sociedade civil e do poder público, constituindo-se como espaços de participação e controle social na gestão das políticas públicas. De forma geral, são responsáveis pelo acompanhamento, proposição, fiscalização e aprovação de políticas públicas municipais.
As reuniões dos conselhos são abertas a participação da população. Qualquer cidadão pode apresentar sugestões, propostas e denúncias, acompanhando suas atividades.
Os Conselhos são expressões da coletividade, espaços ou arenas de tomada de decisão (ação política), invocam o interesse coletivo (público, ou seja, o que pertence a todos). Trata-se de um dos processos mais antigo de tomada de decisão, através de um processo de debates e diálogo, capazes de construir o futuro, sendo uma ponte entre O QUE É e O QUE QUER SER.
Lembrei que o conhecimento liberta!
Toda nossa conversa é para provar que a falha dos conselhos está na representação. E que a ação do Conselho é Política, a qual é a defesa do meu no espaço do nosso.
Para qualificar o Conselho é necessário organizar a participação em um espaço público, no qual ocorre um debate sobre as demandas da Sociedade e do Estado.
No Conselho encontramos um espaço de transformação, na qual devemos transformar a vocalização em deliberação, para que ocorra o debater, que deverá ser sintetizado, tendo como indicativo para a produção de um projeto, que deverá ser implementado, para que no depois possamos avaliar a eficácia das ações propostas.
O fim de um Conselho de Direitos é a PROMOÇÃO DE DIREITOS.
Como nos lembra Eduardo Galeano: "A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
Destaquei também que "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos". E que o coordenador de um grupo é como um maestro que rege uma orquestra. Essa é a arte de reger as diferenças, socializando os saberes individuais na construção do conhecimento generalizável e para a construção do processo democrático. Quem nos lembra isto é Paulo Freire.
Para ampliar basta clicar nas imagens abaixo.




Até mais!

5 de abr. de 2013

Capacitação junto ao CMDI


Conselho do Idoso promove capacitação para
conselheiros de Valinhos, Vinhedo e Louveira

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Valinhos promoverá nesta sexta-feira, dia 5, e sábado, dia 6, o 1° Curso de Capacitação de Conselheiros Municipais dos Direitos do Idoso. O tema será “Conselho, Conselheiros, Envelhecimento e Políticas Públicas: desafios e conquistas, para uma cidade que envelhece!”
A atividade, que conta com o apoio da Prefeitura de Valinhos por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, será realizada na Sala “Ivan Fleury Meirelles”, do Paço Municipal, com a participação de conselheiros de Valinhos, Vinhedo e Louveira.
Na sexta-feira, o evento terá início às 18h30. Já no sábado, a programação será durante todo o dia, a partir das 8h30. Na abertura está prevista a presença do prefeito de Valinhos, Clayton Machado, do presidente da Câmara do município, vereador Lorival, da secretária do Desenvolvimento Social e Habitação de Valinhos, Regina Maura Daroz, da secretária da Assistência Social de Vinhedo Claudineia Vendemiatti Serafim, do secretário da Assistência Social de Louveira, Rogério Serrado da Silva Nóbrega, além dos conselheiros dos três municípios.
Segundo a presidente do CMDI de Valinhos, Vera Luzia do Nascimento-Fritz, o objetivo é capacitar os conselheiros municipais integrantes dos Conselhos dos Direitos do Idoso das cidades de Valinhos, Vinhedo e Louveira, buscando fortalecer o desempenho de suas funções no exercício do controle social, fiscalização das ações e programas voltados para a pessoa idosa e o debate da legislação em vigor a nível municipal e o Fundo do Idoso.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, dia 5
18h30 - Abertura
19h00 – Palestra
Tema: Perspectivas do Envelhecimento
Palestrante: Elisandra Villela Gasparetto - Fonoaudióloga

Sábado, dia 6
08h30 - Palestra
Tema: Conselho, Conselheiro papel e responsabilidade
Palestrante: Ulisses do Porto Salvador - Formado em Ciência Sociais e Jurídicas

10h30 - Palestra
Tema: Estatuto do Idoso:
Palestrante: Dr. Felipe Novaes - Advogado formado pela PUC-Campinas

13h30 - Palestra
Tema : Fundo Municipal do Idoso
Palestrante: Monica Giacomette Secco - Assistente Social

15h30 – Avaliação da Capacitação, Encerramento e Entrega dos Certificados