5 de mar. de 2021

Significado TRISKLE

TRISKLE, também chamado de triskle celta, triplo círculo ou espiral tripla, reflete a relação animista - de anima, o mesmo que alma - do povo celta, que acredita na existência de um princípio espiritual em tudo o que exista, quer sejam animais e plantas ou fenômenos naturais.

Assim, esse símbolo solar antigo é responsável pela evocação dos quatro elementos fundamentais da natureza: água, terra, fogo e ar.

É um talismã que representa a sabedoria, tal como é um símbolo de bruxaria usado na invocação da deusa tripla, uma referência às fases da vida da mulher: virgem, mãe e velha ou, ainda, de outras tríades: mente, corpo e espírito; nascimento, morte e renascimento.

Este símbolo não deve ser confundido com o símbolo grego Tríscele e nem com a Triquetra, símbolo que alguns cristãos chegaram a adotar como símbolo da Santíssima Trindade.

Fonte: Dicionário de Símbolos

9 de jan. de 2021

Artigo - Imprensa escrita em Valinhos: um breve resgate histórico

Imprensa escrita em Valinhos: um breve resgate histórico

Ulisses Porto  


Inicialmente, faço o destaque de algumas frases selecionadas sobre a temática dos jornais de territorialidade municipal e os motivos relacionados as origens dos mesmos: 

Numa época em que o único meio de comunicação de massa era o jornal, o analfabetismo constituía grande desvantagem”. (Jose Murilo de Carvalho, Os Bestializados, 2008)

Depredação criminosa, da qual costuma ser vítima a imprensa de todos os tempos, em qualquer país, com a simples justificativa das paixões políticas”. (Julio Mariano, A História da Imprensa em Campinas, 1972), quando abordava a destruição da Gazeta de Campinas em 24/10/1930, quando foi empastelada, em holocausto, à vitória da revolução getulista.

Agitando cada qual bandeira própria, os jornais, da época, viviam quase exclusivamente da política e para a política”. (Julio Mariano, Campinas de Ontem e Anteontem, 1970)

O tipógrafo, mesmo quando pretenda consertar o mundo e nivelar a sociedade a dinamite, é sempre um idealista sincero e um brigão por suas ideias”. (Julio Mariano, História da Imprensa de Campinas, 1952)

O jornal é o espelho de uma determinada época”. (Mário L. Erbolato, Monografia Histórica de Campinas, 1952) 

É inegável que os jornais são verdadeiros guardiões da história de uma cidade, mesmo quando representam parcialidade política, pois são como verdadeiras “fotografias” que dão um significado ao momento histórico relatado.

O surgimento da imprensa escrita no Brasil, tem origem em 1808, no período Colonial, com a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil. Tendo como primeiro representante da imprensa escrita a Gazeta do Rio de Janeiro, em 10 de setembro de 1808, redigido e impresso em terras brasileiras, mas desde Junho de 1808 já circulava o Correio Brasiliense, o qual era editado em Londres visando acender paixão política na colônia.

De forma geral, os Jornais apareciam e desapareciam na mesma velocidade dos interesses defendidos, principalmente, por quando relacionados a defesa e propaganda das ideias políticas de um partido ou liderança de determinada localidade.

Mas é evidente a ação positiva da imprensa no progresso de registro e desenvolvimento de uma localidade, buscando identificar os componentes que aceleram o progresso, sem agravar as demandas apresentadas.

Apesar da multiplicidade de iniciativas, a condição de produção dos jornais era, na maioria das vezes precárias, ou seja, vinculado a tecnologia e qualidade do maquinário tipográfico. Por isso, a maior parte das publicações teve curta duração.

Esta relação com a tecnologia de impressão gerou no decorrer da história da imprensa escrita a distinção temporal entre a imprensa romântica, velha imprensa, e a imprensa moderna.

Através de pesquisas realizadas em arquivos pessoais e públicos foram identificados os seguintes jornais impressos e distribuídos em Valinhos no decorrer da história da cidade: 

Com relação a tabela acima, caso tenham novas informações, sugestões de alterações e arquivos pessoais sobre os periódicos relacionados ou outros impressos favor encaminhar comunicação no e-mail upsalvador@gmail.com.

Temos no “O Vallinhense” o primeiro jornal de Valinhos publicado em 17 de junho de 1934, que apresente na sua justificativa de criação: “Tivemos em vista ao lançá-la, uma vasta e nobre finalidade. Não tendo cor política, visará acima de tudo, o progresso social, econômico e cultural da comunhão Vallinhense” (Mario Pires, Valinhos, Tempo e Espaço, 1978).

A edição referida acima documenta o momento romântico do início da história impressa de Valinhos, mas em muitos momentos da história a imprensa escrita tomou partido, em contradição com a imparcialidade, em prol de interesses coletivos ou de uma coletividade. Mas não encontramos publicação relacionada a defesa da luta da massa trabalhadora. Evidenciando o perfil conservador da sociedade valinhense que preserva a ordem, a justiça e a liberdade do período, no qual foram veiculados os periódicos.

Tivemos em Valinhos diversos momentos de luta acirrada entre dois grupos políticos distintos, a saber: os Paragatas e os Gravatinhas. Cada qual agitavam bandeiras próprias por meio dos jornais, que a sua época, viviam quase na sua grande maioria da política e para a política.

Até hoje em Valinhos encontramos na imprensa escrita o romantismo dos semanários, os quais foram se profissionalizando e realizando a convergência de mídias, evidenciando a ampliação o acesso aos registros que significam momentos.

A sociedade valinhense está bem servida de meios de comunicação, mas o acesso aos arquivos históricos doa periódicos ainda não são franqueados, mas situação de deverá mudar com o advento de novas tecnologias de digitalização de documentos.

Lembro e destaco que o desejo de divulgar, registrar e partilhar opiniões e visões de mundo integram a natureza humana e fomentam a existências de jornais valinhense, já aliados a convergência de mídias.

1 de jan. de 2021

E agora...

Em 2021 resolvi, após anos de trabalho voluntário (21 anos) e atuação nas áreas da Administração Pública (8 anos) e Poder Legislativo (6 anos), empreender na área de Gestão, Treinamento e Comunicação por meio da TRISKLE - Gestão, Treinamento e Comunicação.

Sem esquecer é claro da minha profissão como Advogado, com foco na proatividade, prevenção e não litigiosa, contribuindo para a resolução das demandas e dos demandados.

Estou à disposição para futuras parcerias.

Grato!