Em nosso segundo encontra conversamos sobre a necessidade de jogo de cintura do Assessor, pois na maioria da vezes será enviado uma informação e ela será publicada de outra forma, devemos ter um olhar atento "como saiu".
O Assessor de Imprensa deve ter em mente que as informações que foram de interesse público possuem relevância, sendo a essência da atuação dele, não deve jamais ter preferência por qualquer meio de comunicação. Lembre-se ele está a serviço do assessorado, assim deverá cuidar da imagem dele.
Estar sempre atento aos manuais de estilo (CBN, Folha, Estadão etc).
Quando enviar alguma informação sempre responder as perguntas clássicas do jornalismo: O que? Quem? Como? Onde? Quando? Para quem?, Por quê? e Para que?
Seja sempre objetivo e deverá constar data, assinatura e contato com a assessoria.
O bom assessor está sempre disposto a estreitar relacionamento, lembre-se a comunição é uma via de mão dupla. Cuidado: com a Exclusividade.
Ao final do nosso encontro fizemos o exercício de um release.
Segue abaixo material da aula, basta clicar nas figuras abaixo.
Após o intervalo recebemos para uma conversa Marco Massiarelli, produtor de jornalismo e âncora da CBN, sobre a relação entre a Assessoria de Imprensa e os meios de comunicação, em especial o rádio. Um bom assessor facilita a vida dos meios de comunicação e possui comprometimento com a notícia, pois quanto mais detalhes melhor fica a matéria.
Todo Assessor deve ser transparente, manter um bom relacionamento com a "fonte" e os meios de comunicação, pois exerce o papel de interlocutor. A assessoria possui um papel estratégico junto ao Assessorado. Deve saber lidar com os "Egos", ou seja, tem que ter jogo de cintura. Lembrou que existe uma precarização do mercado de trabalho nos meios de comunicação.
Até mais!
Todo Assessor deve ser transparente, manter um bom relacionamento com a "fonte" e os meios de comunicação, pois exerce o papel de interlocutor. A assessoria possui um papel estratégico junto ao Assessorado. Deve saber lidar com os "Egos", ou seja, tem que ter jogo de cintura. Lembrou que existe uma precarização do mercado de trabalho nos meios de comunicação.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário