Assessoria de imprensa: o que é preciso para que ela funcione e dê bons resultado?
O Serviço de assessoria de imprensa pode ser uma excelente ferramenta para Projetar e Consolidar o Conceito da sua Empresa, Produto ou Serviço no mercado, promovendo uma imagem cada vez mais positiva perante os públicos envolvidos com qualquer organização.
Através de um trabalho eficaz de assessoria de imprensa, a empresa pode obter preciosos espaços na mídia, que seriam extremamente onerosos se fossem comprados através da Publicidade e Propaganda, e o mais importante: com a credibilidade que só o jornalismo pode dar.
Porém, o trabalho de assessoria de imprensa deve ser confiado a um profissional que tenha a experiência e a habilidade de trabalhar as idéias ou as informações, de maneira a processá-las, decodificando, por exemplo, um texto extremamente técnico para uma linguagem jornalística e que venha a gerar o interesse dos editores dos diversos veículos: Jornais, Revistas, Emissoras de Rádio, TV e Portais de Internet.
Mas para que os resultados desejados pela empresa contratante dos serviços de assessoria de imprensa sejam alcançados é preciso investir e apostar no sucesso do trabalho, ou seja: todo caminho no início é mais difícil de ser percorrido, mesmo porque o trabalho se desenvolve através de canais que são abertos e da sinergia ou da necessária parceria que deve se estabelecer entre o assessor de imprensa e os jornalistas, em qualquer segmento de mercado mercado.
Não se pode criar também no empresário uma falsa expectativa, pois na maioria das vezes o assunto que o empresário julga ser muito interessante e que ele gostaria de ver publicado, não o é para os jornalistas, para o veículos e principalmente para o público leitor, ouvinte ou telespectador.
Para que o profissional de assessoria de imprensa possa realizar um bom trabalho, primeiro é preciso que ele conheça a fundo a cultura da empresa, a sua filosofia administrativa, seu posicionamento no mercado, os benefícios e diferenciais de seus produtos e serviços e a partir deste amplo conhecimento ter a capacidade de análise para separar o que é notícia do que não é notícia.
Se o profissional, através destas habilidades, consegue estabelecer contatos e despertar paulatinamente a atenção dos jornalistas editores, acabará tornando-se fonte de referência e até de consultas sobre temas relacionados ao nicho de mercado em que atua, conquistando cada vez mais e mais preciosos espaços com a mais absoluta confiança e credibilidade.
Portanto, confiança e credibilidade devem ser os pontos fortes a serem conquistados pelo profissional e pela empresa a qual representa, isto significa dizer que o profissional deve trabalhar sempre com a verdade, com números e informações precisas e exatas, às vezes é preferível "perder" momentaneamente um espaço do que camuflar ou falsear informações para obtê-lo a qualquer custo.
Cabe também ao profissional experiente, treinar, preparar, orientar enfim, o Diretor escolhido para ser o porta voz da empresa ou da instituição, transmitindo noções de postura frente as câmeras e aos microfones, dicção, impostação da voz, clareza e objetividade (capacidade de síntese) em suas declarações e entrevistas, desta maneira, com certeza os resultados serão mais facilmente atingidos.
Este treinamento faz parte de uma função muito importante e talvez a principal do assessor de imprensa que é a de atuar como agente facilitador dos jornalistas, preparando sempre o caminho, permitindo o rápido acesso as informações, facilintando enfim, o dia-a-dia sempre muito corrido e agitado das redações.
E é com muita satisfação que posso afirmar que já transcorridos mais de 20 anos de minha carreira como jornalista e assessor de imprensa, tendo prestado meus serviços para empresas e entidades dos mais diversos segmentos e obtido centenas de espaços nos mais conceituados e respeitados veículos de imprensa de que quando minhas matérias (releases) chegam às redações, os companheiros jornalistas, do outro lado, podem ter certeza de que o assunto pode não ser o mais interesse para o público cliente de seus veículos, naquele momento, mas uma coisa é certa: a fonte é absolutamente confiável!
Fonte: artigo de Marcos Elias Thomaz que é escritor, Assessor de Imprensa, Consultor em Marketing, Vendas e Eventos, formado em Relações Públicas e Jornalismo.
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