30 de abr. de 2010

Conselhos Gestores: Democracia e Participação

Nascidos no bojo da luta dos movimentos sociais pelo estado de direito no Brasil, os conselhos gestores foram idealizados como espaços de co-gestão na elaboração de políticas públicas, com a participação do Estado e de setores organizados da sociedade civil. Estes espaços estão hoje disseminados aos milhares pelo país, e expandidos para outras áreas, como da habitação.
Assim começa a matéria de Luiz Sugimoto, publicada no Jornal da Unicamp, na qual ele entrevista a professora Luciana Ferreira Tatagiba.
Nesta entrevista ela explica por que os conselhos gestores, que deveriam servir como espaços de composição plural e paritária entre Estado e sociedade, não vêm atendendo às expectativas de contribuir na formulação e controle das políticas públicas setoriais.

29 de abr. de 2010

Conselheiro: Responsabilidade Individual

A atuação nos Conselhos Setoriais acarreta a responsabilidade individual pelos seus atos, ou seja, cada conselheiro deve busca em suas ações uma visão coerente e unificada de sua vontade interna e pessoal, para que seus atos promovam o bem comum.
Como nos lembro o filósofo Jean-Paul Charles Aymard Sartre: "O Ser Humano é condenado a ser livre; porque uma vez no mundo, ele é responsável por tudo que faz.".
Lembro que a ação de um conselheiro é transformar o Conselho em um ambiente de negociação permanente para construir políticas públicas eficazes. Pois para a formulação e implantação de políticas públicas é recomendado fazer uma avaliação de possíveis desdobramentos das ações propostas. Mas muitas vezes não há preocupação dos conselheiros nesse sentido.
Destaco ainda, que sem estimular a autonomia e a autoestima, ajudar os necessitados pode eternizar a carência.
Fonte: revista filosofia.

28 de abr. de 2010

O Conselho: Uma ponte

Os conselhos são espaços de diálogo e negociação, no qual os saberes técnicos e leigos se somam para a construção e fiscalização das políticas públicas setoriais.
Neles os conselheiros devem sempre procurar a coerência das ações e desenvolver reflexões sobre as questões realizando uma análise crítica e livre convencimento.
É necessário construir uma ponte entre a realidade e o ideal.
Como nos lembra o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano: "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos".

27 de abr. de 2010

Conselhos Setoriais

A partir de hoje até o dia 08 de maio, irei conversar com você sobre os Conselhos Setoriais, ou Conselhos de Políticas Públicas, ou Conselhos Municipais, ou Conselhos Gestores; muitos nomes para uma atividade de bastante simples a participação popular na Administração Pública.
Destaco inicialmente que esses Conselhos têm por função construir políticas publicas setoriais, nos diversos níveis de gestão, municipal, estadual e nacional, além de controlar, fiscalizar e monitorar a execução destas políticas públicas.
Você teve ter em mente que todo o conhecimento e ação que envolve um Conselho tem por finalidade melhorar a vida das pessoas que vivem na sua área de atuação, ou seja, produzir o bem comum através da co-gestão das cidades.
Está é uma ação de cidadania, gerada pela democracia participativa.

26 de abr. de 2010

Gestão eficaz

Para que uma gestão seja eficaz é necessário que exista um gestor capaz de produzir uma equipe eficaz e resultados esperados.
Ser um gestor é um exercício contínuo, mas sempre tendo como foco o conseguir os resultados desejados e necessários.
Com relação a responsabilidade do gestor devo destacar que ela só existe se esta pessoa tem o poder de fazer o que for necessário para atingir os objetivos traçados ou de evitar que aconteça o que não foi programado.
Abaixo transcrevemos algumas dicas presentes no livro Gerência em sete passos, de Jan Wiegerinck.

Caminho da Liderança: Determinação de objetivos; Planejamento; Organização; Estruturação do trabalho; Transformação de pessoas em equipes; Avaliação de desempenho; e Mudança.
Competências: Aconselhar; Administrar conflitos; Corrigir e criticar; Dar ordens; Enfrentar emergências; Negociar; Escutar; Participar de reuniões; Tomar decisões.
Fonte: artigo publicado no Estadão, dezembro/2008.

25 de abr. de 2010

Já falta mão de obra qualificada

O Estadão trás a seguinte notícia: “Já falta gente para o petróleo”, no caderno emprego, destaca que um número ainda indeterminado de profissionais será necessário para dar conta de todas as operações envolvidas na exploração de petróleo do Pré-Sal (2015). A matéria foca a profissão de engenheiro.
Mas o apagão de profissionais é um fantasma que assombra as empresas a um bom tempo. Só que agora não envolve apenas as profissões de nível técnico (investimento em formação), mas a falta de profissionais com maior maturidade emocional, espírito empreendedor e que sejam capazes de “virar a mesa” (ausência de desenvolvimento destas competências). Nos dois casos acaba ocorrendo o “Leilão de Profissionais” por parte das empresas.
Preocupada com esta questão a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - Fiesp, disponibiliza uma ferramenta estratégia para a gestão do capital humano.
Devo destacar que o gestor eficiente é aquele que consegue ver nas pessoas (profissionais), os valores que outros não vêem. Sobre este tema conversaremos melhor amanhã.

24 de abr. de 2010

Posse do CMDPD

Ontem, a noite, realizamos na Casa dos Conselhos de Valinhos a posse dos conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para o período de 2010 a 2012, sendo este o 2º mandato do Conselho. Estiveram presentes, além dos conselheiros que estavam saíndo os novos conselheiros e autoridades do município e do estado.
Para mim é sempre gratificante ver o trabalho frutificando. Esta é a função da Casa dos Conselhos; projeto elaborado e desenvolvido desde Maio de 2008, mas que começou muito tempo antes, quando fui conselheiro municipal pela primeira vez em 1999, no Conselho Municipal sobre Drogas.

Mas tudo isso só tem sentido porque é um trabalho coletivo, tanto do Conselho (Plenária, Comissão Eleitoral e Mesa Diretora), e da equipe da Casa dos Conselhos (Maria do Carmo e Maria Cristina), as quais faço o meu agradecimento especial: é no nosso trabalho em equipe que reside o nosso sucesso e de nossa amizade. Grato as minhas Marias!

A partir da 8h00 estarei ao vivo pela Rádio Valinhos 105,9 – A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), com o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.  

23 de abr. de 2010

Perfil do Empreendedor

O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador, através do qual mantém constante busca por novos caminhos e novas soluções, sempre amparada na identificação das necessidades das pessoas. Essa é a essência do empresário de sucesso: deve ser otimista e buscar o sucesso a despeito das dificuldades. Se desejar faça o teste no portal do Sebrae para conhecer se você possui o perfil de um empreendedor.
Para montar um empreendimento não basta ter coragem e vontade é necessário conhecer todos os aspectos e fases do seu emprendimento, para que você tenha uma noção recomendo a leitura do texto Como montar a sua empresa, nele você irá encontar a importância das características e dimensões do mercado no qual pretende atuar, a legislação pertinente, os padrões de qualidade, entre outros.

22 de abr. de 2010

Minha escolha

Até aqui apresentei informações sobre empreendimentos, mas desejo dividir com você o porquê de optar por empreender no ramo da Assessoria e Consultoria.
Primeiramente, devo lembrar que o empreendedor visa o lucro, ou seja, todo empreendedor quer obter retorno de seu investimento. Neste ramo vislumbrei as oportunidades que se enquadram com minhas competências.
Este é um trabalho que exige sempre criatividade e que tem por missão aprimorar, continuamente, o desempenho das pessoas e das organizações, atuando como orientador e facilitador. Agindo como catalisador do processo de relacionamento humano e organizacional.
Tenho interesse genuíno pelas pessoas e organizações as quais assessoro e presto consultoria, atuando com base na minha experiência pessoal.
Apesar de ser um ramo que possui incerteza, pois exige que eu esteja permanentemente preparado, seja em razão das “vacas magras” ou da constante evolução do conhecimento. Mas sempre atuo com sensibilidade e intuição.
Como profissional estou sempre atualizado, seguro e flexível, além de possuir muita experiência nas áreas de atuação, bem como, consigo ver os “ventos de futuro” e adoro pesquisar e encontrar soluções para os mais diversos problemas.
Sinto um prazer imenso em ensinar e ouvir o outro, respeitando as pessoas com base nas suas histórias e culturas.
Por tudo isso é que optei por realizar um sonho ter meu próprio empreendimento, que com certeza será o início de uma grande obra, pessoal e profissional.
Só posso agradecer e desejar que você tenha um bom caminho! Você me faz a pessoa mais importante do mundo, e você é a pessoa mais importante do mundo.

21 de abr. de 2010

Palestra Empretec


Ontem participei da palestra de introdução ao Empretec, oferecida pelo PAE Valinhos do Sebrae. Você pode conhecer mais sobre o tema acessando o Vídeo, ou o Blog, ou a Palestra.
Esclareço que esta metodologia é vivencial e aborda as caracterísitcas empreendedoras, a seguir relacionadas, estimulando e desenvolvendo esta caracterísitcas em você para ser tornar um empreendedor de sucesso.
  1. Busca de Oportunidades;
  2. Persistência;
  3. Comprometimento;
  4. Qualidade e eficiência;
  5. Riscos calculados;
  6. Estabelecimento de metas;
  7. Busca de informações;
  8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos;
  9. Persuasão e Rede de Contatos;
  10. Independência e Autoconfiança.

20 de abr. de 2010

Fascículos do Empreendedor

Recomendo a leitura do Caderno do Empreendedor que é composto por 12 fascículos, o quais foram encartados no jornal Folha de São Paulo no período e Novembro a Dezembro de 2009, os quais abordaram os seguintes assuntos:
Sei que a idéia de ser empreendedor, para alguns, é assustadora, mas com conhecimento e atitude você vencerá nesta nova etapa da sua vida. Lembre-se que você irá trabalhar para o seu empreendimento, sendo que além da sua força de trabalho você deverá decidir os rumos da empreendimento.
Boa empreitada!

Empreendedor Social

De acordo com definição presente em matéria publicada no portal Neurônio - Ativação da Cidadania os Empreendedores Sociais "são como empresários nos métodos que eles utilizam, mas eles são motivados por objetivos sociais ao invés de benefícios materiais... Sua grande habilidade é que eles, com freqüência, fazem as coisas a partir de quase nada, criando formas inovadoras de promoção de bem estar, saúde, habitação, que são tanto de baixo custo, quanto efetivas se comparadas aos serviços governamentais tradicionais.".
Destacam ainda que este empreendedores têm características semelhantes aos empreendedores de negócios, mas possuem uma missão social onde o objetivo final não é a geração de lucro, mas o impacto social; são os agentes de transformação no setor social. Além de serem inovadores. Eles criam novos paradigmas e são pioneiros de novas abordagens. Isto não significa que criem algo completamente novo. Sendo que muitas vezes, transformam algumas idéias já existentes; utilizam a criatividade para aperfeiçoar ou reinventar processos. É um processo criativo e contínuo de explorar, aprender e melhorar.

18 de abr. de 2010

Ascensão profissional

Muitas vezes a falta de experiência e de vivência levam os jovens profissionais a tomarem decisões precipitadas ou atitudes equivocadas. Transcrevemos a seguir algumas dicas de Elaine Saad para uma carreira sólida:
  • Buscar sempre as atividades que têm relação com sua preferência;
  • Tente sempre buscar atividades que goste de fazer;
  • Procure ambientes em que possa agir com naturalidade;
  • Ter um mínimo de autoconhecimento (quem sou, do que gosto, o que priorizo, o que quero da minha vida, quais são meus valores), e procure aplicar esses valores na vida profissional;
  • Procure uma atividade ou lugar em que na maioria do tempo você possa utilizar o que tem de melhor;
  • Seiga sua intuição, seu coração;
  • Faça networking, falor com as pessoas que conhece e pedir conselhos ajudam a avaliar se está no caminho certo.

17 de abr. de 2010

Ao vivo na Rádio

A partir da 8h00 estarei ao vivo pela Rádio Valinhos 105,9 – A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), com o programa "Humano, perfeitamente humanos!", com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.

16 de abr. de 2010

Capacitação: habilidades pessoais

Acredite o mercado não busca apenas o conhecimento técnico, mas está a procura de profissionais que possuam competências pessoais (aptidões pessoais ou interpessoais), são mais difíceis de mensurar .
Lembro que deixar de investir em qualificação técnica coloca você fora do mercado. É necessário se aprimorar, sempre. Tanto na técnica como nos relacionamentos.
Apresento a seguir alguns requisitos básicos necessários para demonstrar se você possui habilidades pessoais:
  • Pensamento crítico
  • Liderança
  • Capacidade para solucionar problemas
  • Saber trabalhar com a diversidade cultural
  • Relacionar-se bem
  • Lidar com as frustrações
  • Construir nas adversidades
Fonte: artigo publicado no jornal Estadão de Novembro/2009.

15 de abr. de 2010

Ser empreendedor

Você pode ser empreendedor por necessidade ou oportunidade, faça a sua escolha.
Como nos lembra Adriane Alvarenga em seu artigo O que é ser empreendedor:  "Numa visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação. Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões (Filion).". Neste artigo você encontrará algumas características que formam o perfil do empreendedor de sucesso.
Recomendo, ainda, o seguinte vídeo sobre o que é ser empreendedor, bastante interessante.

14 de abr. de 2010

Palestra ministrada

Ministrei na tarde de ontem a palestra "O jovem e as drogas", dentro da 1ª Semana da Juventude de Valinhos, na qual enfoquei a importância das escolas e dos valores humanos, coloquei os jovens presentes em contato com seus valores e a necessidade de estarmos no controle para realizarmos nossos sonhos.
Fiz uma apresentação de parte da minha história quando jovem, apresentei as características do jovens, quem ele é, o que deseja, qual o seu significado na vida, trouxe para o debate as cresças sobre o uso e abuso de drogas dos pais e professores, dos jovens e a realidade científica, fiz uma breve apresentação sobre o uso e abuso de substâncias e atitudes, demonstrando o mecanismo que leva dependência e a recuperação, conversamos sobre os Valores Humanos e o sentido da vida, deixando meus contatos para esclarecer qualquer dúvida existente Blog e E-mail.

Trabalho realizado

Toda a equie da Casa dos Conselhos e a Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar receberam voto de louvor da Câmara Municipal de Valinhos, pelo bom trabalho realizado na eleição daquele orgão.
É bom ver o trabalho reconhecido, mas principalmente ver que ele foi uma contrução coletiva e um esforço da Equipe da qual faço parte.

13 de abr. de 2010

Sou o que posso ser

A foto acima foi tirada no mento em que comecei a elaborar a palestra sobre "O jovem e as drogas" (13/04, às 14h00, Auditória Municipal), neste momento foi obrigado a reviver minha juventude, período dos 10 aos 24 anos.
Lancei em Agosto de 2009 o projeto da “Assessoria e Consultoria”, o qual está caminhando para a formalização. Ainda no mês de Abril deverei ministrar um Curso para Conselheiros Municipais do Idoso em uma cidade da Região Metropolitana de Campinas, estou aguardando confirmação. Lembro que continuo atuando com coordenador da Casa dos Conselhos na cidade de Valinhos, orgão da administração municipal responsável para dar apoio os Conselhos Municipais.
Relaciono a seguir as características que possuo para justificar minha escolha:
  • Aceito o comando e a responsabilidade, para lidar com fatos, quantidades, análises, organização e planejamento, busco a possibilidade de crescimento;
  • Possuo facilidades reconhecidas sou entusiasmado e interessado pelas relações humanas, sendo que tenho na intuição meu ponto forte;
  • Além de me preocupar com as pessoas, tenho uma paixão especial pela ciência e tecnologia, utilizando-me da identificação dos problemas concretos e do raciocínio abstrato, na resolução destes problemas.
Por tudo isso, posso afirmar que “sou o que posso ser”, pois cada escolha que fiz na vida me levou até este momento.

12 de abr. de 2010

Busca pelo perfil

Experiência na área é desejada e um bom currículo, mas é cada vez maior o interesse dos contratantes em buscar profissionais que tenham o perfil desejado para a função. Não há certo ou errado nas análise de perfil, apenas busca-se identificar com a pessoa "visualiza" determinado assunto.
Utiliza-se dos seguintes métodos: uso de técnicas de entrevsita por modelo de competência, dinâmicas de grupo com foco em atividades de interação no grupo, criatividade e liderança; somoados aos testes psicológicos e de personalidade.
Fonte: reportagem jornal Correio Popular, de Abril de 2008.

11 de abr. de 2010

Palestra 1ª CMSM-I

No dia 09/04 apresentei uma palestra na 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental - Intersetorial, abordando o tema "Breve histórico da saúde mental no Brasil", que teve em síntese o seguinte conteúdo: "Transcrevi fragmento dos textos sobre Saúde Mental de Rubem Alves e de Machado de Assis (O Alienista), apresentei a introdução do Relatório Mundial da Saúde da OMS que destaca a necessidade de tratamento, a percepção da população em geral sobre o tema “doença” mental, destaquei a importância da formação continuada e a transmissão de conhecimento junto aos profissionais de sáude, veiculei o vídeo da música Sutilmente (Skank), apresentei um panorama da saúde mental no decorrer da história no mundo e no Brasil, com destaque a Reforma psiquiátrica e a política de saúde mental, falei da Política de Saúde Mental do SUS, o processo de desinstitucionalização, a rede cuidados na comunidade, a Saúde Mental e Inclusão social: a rede se amplia, a política de álcool e outras drogas, os principais desafios da Reforma Psiquiátrica, lembrei do objetivo de uma conferência e apresentei um histórico sobre a as conferências nacionais anteriores (1ª CNSM – 1987, 2ª CNSM – 1992, 3ª CNSM – 2001), e destaquei a importância do trabalho da Conferência Municipal com vistas a 4ª CNSM-I, lembrando o tema oficial: “Saúde Mental: direito e compromisso de todos – consolidar avanços e enfrentar desafios” e a importância da intersetorialidade, fiz a leitura de parte da música tocando em frente com Maria Betânia (Ando devagar porque já tive pressa, E levo esse sorriso porque já chorei demais, Cada um de nós compõe a sua história, Cada ser em si carrega o dom de ser capaz, De ser feliz), agradeci a presença de todos, chamando-os para o dia seguinte.".
E no sábado apresentei pela Rádio Valinhos o programa Humanos, perfeitamente humanos! que você pode acompanhar pelo blog do programa.

10 de abr. de 2010

Palestra e Programa

Ontem proferi palestra sobre a história da saúde mental no Brasil na abertura da Conferência de Saúde Mental (informações e fotos na próxima postagem). E hoje estarei na Rádio Valinhos FM 105,9 apresentando o programa Humanos, perfeitamente humanos! a partir da 8h00, se você desejar pode ouvir o programa pela internet ou acessar o Blog.

9 de abr. de 2010

Conferência de Saúde Mental

Estarei apresentando a palestras “Breve Histórico da Saúde Mental no Brasil”, hoje (09/04), às 19h30, na abertura da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental - Intersetorial de Valinhos. Na próxima postagem trarei maiores informações.

8 de abr. de 2010

Currículo na internet

Cada vez mais o mundo informatização muda paradigmas, pois até pouco tempo os currículos tinham que ser sucintos porque eram lidos pro recrutadores apressados.
Agora, a tendência é que fiquem maiores – ao menos na internet – para serem captados pelos programas que buscam esses documentos por meio de palavras chaves definidas pelo setor de recrutamento.
Você que está na busca de uma colocação profissional deve escrever, na internet, o seu currículo com dois objetivos:
  • Ser selecionado pelo sistema de busca, e
  • Atrair quem o contrata.
Lembre que em um currículo na internet quanto mais informações, melhor.
Fonte: reportagem publicada na Folha de São Paulo, em 04/04/2010.

7 de abr. de 2010

Desenvolva sua empresa

No dia de ontem (06.04), participei da oficina Desenvolva sua Empresa, disponibilizada pelo PAE-Valinhos, e ofertada pelo SebraeSP. Tivemos como facilitador Alberto Santini Junior, ao qual deixo meu agradecimento pelos momentos exclarecedores que passamos. 
A finalidade desta oficina foi sensibilizar os participantes a identificar as principais habilidades para a boa condução da gestão de uma empresa, apresentando como conteúdos principais o ciclo de vida das empresas e o reconhecimento da integração dos setores da empresa.
Como sempre foi uma atividade bastante enriquecedora, sendo que destaco os seguintes pontos: a necessidade de conhecer o mercado onde atuamos; a importância da crise nas etapas do ciclo de vida do empreendimento; os diversos tipos de empresa, sendo que apenas a empresa competitiva irá trazer o sucesso esperado e planejado; a importância e necessidade de uma visão global, ligada aos fatores internos e externos de um empreendimento, que possibilite a definição de estratégias; e que todo o controle da empresa passar pelos números.
Para que uma empresa tenha sucesso devemos planejar, administrar, estabelecer metas, manter a qualidade, realizar controles e ter foco no mercado, sem medo de mudanças.
E deixo um recado: O empreendedor será cada vez mais exigido, se quiser ter sucesso. Por isso, planeje cada etapa do seu empreendimento e não tenha medo de trabalhar e lucra.

6 de abr. de 2010

Busca de emprego pela internet

Muitas pessoas estão na busca do seu primeiro emprego ou pela recolocação profissional. Temos um instrumento muito útil que é acessado por 66 milhões de brasileiros, os quais passamos em média 44 horas por mês utilizando-o.
Trata-se da Web, ou Internet, ou rede mundial, mas hoje é imprescindível para a busca de emprego. O que pode ocorrer através do networking, como já conversamos diversas vezes, ou fazendo uso das empresas de recolocação profissional, neste caso você deve tomar alguns cuidados. Tais como pesquisar o nome da empresa no PROCON e para saber se existe alguma reclamação; ou pesquisa na própria Internet se existe reclamações contra a empresa; outro cuidado básico é ler o contrato de prestação de serviço na íntegra e concordar com os seus termos antes de adquirir o serviço.
Fonte: reportagem do Estadão, de 04/04/2010.

5 de abr. de 2010

Falar em público

Primeiramente, para falar bem em público ou para uma platéia é necessário que você mantenha o próprio equilíbrio. Senda esta, atualmente, uma competência exigida nos profissionais que atual em empresas ou no seu próprio negócio.
Apresento a seguir algumas dicas para melhorar sua performace, apresentada pelo consultor Sebastião de Almeida em matéria publicada no jornal Correio Popular, de Abril/2008:
  • Exercite em frente de um espelho;
  • Utilize uma câmera para gravar uma simulação de palestra;
  • Faça uma apresentação para amigos;
  • Lembre-se que o tempo ideal de uma apresentação pode variar, mas não deve ultrapassar a 30 minutos.

4 de abr. de 2010

Mão-de-obra qualificada

Para se firmar no mercado de trabalho ou buscar uma posição nela, é necessário qualificação. E para tocar um empreendimento não existe sorte ou dinheiro, mas competência, isto é obtido com qualificação.
Já sabemos que a falt ade pessoas com qualificação é uma preocupação constante. É justamente neste cenário que encontramos a busca pelos cursos de qualificação e a falta de multiplicação dos saberes obtidos na prática.
Por isso recomendo, a todos, busquem qualificar-se e, principalmente, coloquem em prática o conhecimento obtido.

3 de abr. de 2010

Programa de rádio

Hoje reestreio o  programa Humanos, perfeitamente humanos! que vai ao ar todos os sábados às 8h00 pela  Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente, que propõe a você a uma viagem do Eu ao Nós. Lembro que você pode ouvir o programa pela internet através do link da Rádio.
Nesta mesma rádio apresentei o programa Recuperação - No enfrentamento das dependências química e emocional, durante cinco anos, e de Novembro/2008 a Maio/2009 apresentei o programa Humanos, perfeitamente humanos!, o qual por razões de saúde tive de deixar, mas retorno agora com muita gratidão.
Voce pode conhecer mais sobre este trabalho acessando o Blog do programa.

Grato por este agora e um bom caminho!

2 de abr. de 2010

A construção do Ser

Em sua entrevista a revista Filosofia Eduardo Giannetti nos lembra que: "A construção de uma vida genuinamente autônoma e profícua é um trabalho que nunca tem fim. Estamos sempre recomeçando, sempre aprendendo, sempre buscando corrigir os erros, excessos e autoenganos (quando os deuses querem nos punir, eles atendem as nossas preces) do caminho. Nenhuma sociedade ou sistema econômico poderá resolver essas questões por nós, ainda que possam é claro, condenar populações inteiras a situações em que questões como essas fiquem quase completamente fora do horizonte de possibilidades.".
Para aqueles que querem investir na vida de empreendedor ou empresário recomendo lembrar que a escolha feita torna-se um fluxo interminável de novas realizações e de perseverança. O aprendizado e a dedicação é constante.

1 de abr. de 2010

Marketing no Sun Tzu

Sun Tzu, a arte da guerra, descreve a natureza humano, das questões de confrontação e daquilo que importa num duelo de vontades. Sendo que no ambiente competitivo gradualmetne elimina as organizações ineficazes e ineficientes que gastam mal os seus limitados recursos de marketing.
Quando adaptamos os métodos marciais de Sun Tzu ao marketing, as lições que surgem são extremamente instigantes, a seguir transcrevemos as lições essenciais:
  1. Elaborar uma minuciosa análise do mercado;
  2. Escolher uma mercado-alvo adequado;
  3. Desenvolver corretamente a marca do produto;
  4. Criar uma campanha focada;
  5. Criar umo Momentum no mercado;
  6. Conhecer as necessidades dos clientes e saber satisfazê-las;
  7. Manter contínuo contato com o mercado;
  8. Saber rapidamente adaptar-se à situação;
  9. Desenvolver eficazmente a campanha de marketing;
  10. Saber lidar com os diversos segmentos e situações do mercado;
  11. Analisar todos os estágios da campanha de marketing;
  12. Focar-se corretamente nos desejos do mercado;
  13. Fazer uso da inteligência competitiva.
Recomendo a leitura do livro de Gary Gabliardi que oferece uma interpretação da estratégia de guerra de Sun Tzu aplicada ao marketing.
Fonte: editorial da revista da FAAP de nº 193.