1 de abr. de 2010

Marketing no Sun Tzu

Sun Tzu, a arte da guerra, descreve a natureza humano, das questões de confrontação e daquilo que importa num duelo de vontades. Sendo que no ambiente competitivo gradualmetne elimina as organizações ineficazes e ineficientes que gastam mal os seus limitados recursos de marketing.
Quando adaptamos os métodos marciais de Sun Tzu ao marketing, as lições que surgem são extremamente instigantes, a seguir transcrevemos as lições essenciais:
  1. Elaborar uma minuciosa análise do mercado;
  2. Escolher uma mercado-alvo adequado;
  3. Desenvolver corretamente a marca do produto;
  4. Criar uma campanha focada;
  5. Criar umo Momentum no mercado;
  6. Conhecer as necessidades dos clientes e saber satisfazê-las;
  7. Manter contínuo contato com o mercado;
  8. Saber rapidamente adaptar-se à situação;
  9. Desenvolver eficazmente a campanha de marketing;
  10. Saber lidar com os diversos segmentos e situações do mercado;
  11. Analisar todos os estágios da campanha de marketing;
  12. Focar-se corretamente nos desejos do mercado;
  13. Fazer uso da inteligência competitiva.
Recomendo a leitura do livro de Gary Gabliardi que oferece uma interpretação da estratégia de guerra de Sun Tzu aplicada ao marketing.
Fonte: editorial da revista da FAAP de nº 193.

Nenhum comentário:

Postar um comentário