Sun Tzu, a arte da guerra, descreve a natureza humano, das questões de confrontação e daquilo que importa num duelo de vontades. Sendo que no ambiente competitivo gradualmetne elimina as organizações ineficazes e ineficientes que gastam mal os seus limitados recursos de marketing.
Quando adaptamos os métodos marciais de Sun Tzu ao marketing, as lições que surgem são extremamente instigantes, a seguir transcrevemos as lições essenciais:
- Elaborar uma minuciosa análise do mercado;
- Escolher uma mercado-alvo adequado;
- Desenvolver corretamente a marca do produto;
- Criar uma campanha focada;
- Criar umo Momentum no mercado;
- Conhecer as necessidades dos clientes e saber satisfazê-las;
- Manter contínuo contato com o mercado;
- Saber rapidamente adaptar-se à situação;
- Desenvolver eficazmente a campanha de marketing;
- Saber lidar com os diversos segmentos e situações do mercado;
- Analisar todos os estágios da campanha de marketing;
- Focar-se corretamente nos desejos do mercado;
- Fazer uso da inteligência competitiva.
Recomendo a leitura do livro de Gary Gabliardi que oferece uma interpretação da estratégia de guerra de Sun Tzu aplicada ao marketing.
Fonte: editorial da revista da FAAP de nº 193.
Nenhum comentário:
Postar um comentário