25 de abr. de 2010

Já falta mão de obra qualificada

O Estadão trás a seguinte notícia: “Já falta gente para o petróleo”, no caderno emprego, destaca que um número ainda indeterminado de profissionais será necessário para dar conta de todas as operações envolvidas na exploração de petróleo do Pré-Sal (2015). A matéria foca a profissão de engenheiro.
Mas o apagão de profissionais é um fantasma que assombra as empresas a um bom tempo. Só que agora não envolve apenas as profissões de nível técnico (investimento em formação), mas a falta de profissionais com maior maturidade emocional, espírito empreendedor e que sejam capazes de “virar a mesa” (ausência de desenvolvimento destas competências). Nos dois casos acaba ocorrendo o “Leilão de Profissionais” por parte das empresas.
Preocupada com esta questão a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - Fiesp, disponibiliza uma ferramenta estratégia para a gestão do capital humano.
Devo destacar que o gestor eficiente é aquele que consegue ver nas pessoas (profissionais), os valores que outros não vêem. Sobre este tema conversaremos melhor amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário