Participei da Oficina "Documentário - A formação de uma identidade", ministrada pela Paola Prestes no Centro Cultural "Vicente Musselli".
Iniciamos com a apresentação pessoal. Na sequência debatemos o que vem a ser Documentário e formam apresentadas algumas frase de documentaristas, para subsidiar a conversa.
Assistimos trechos dos documentários Edifício Master, de Eduardo Coutinho, e Saba, de Gregorio Graziosi. Com estes exemplos podemos verificar as diferentes formas de narra uma história.
Realizamos um exercício prático, no qual formos separados em dois grupos e deveríamos escolher um personagem do outro grupo para uma entrevista, elaborando para tanto uma pauta. O resultado foi bastante positivo e enriquecedor. Tivemos a oportunidade de assistir o material produzido, apresentado comentários e críticas sobre os mesmos.
Depois conversamos sobre a importância da pesquisa na construção de um documentário, veja abaixo os slides, para ampliar basta clicar na figura.
Encerramos no encontro, sendo que destaco a seguinte frase dita durante a Oficina: "Documentário é organização, organização, organização... disciplina. Mas não deve perder o caráter de 'guerrilha' e de desafio. Podemos sempre reinventar, não existe certo ou errado, apenas o que serve para narrar a história que queremos contar"
Recomendo o material disponibilizado nas Oficinas Virtuais da Tela Brasil para um melhor conhecimento sobre o tema.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário