Lino de Macedo, professor, nos lembra que a disciplina se aprende e é do interesse de todo mundo, porque facilita a relação da gente com as coisas, sendo que o exemplo é um dos caminhos. Fala-se muito que as crianças de hoje não têm limites. Mas nós, adultos, também não temos.
Ser disciplinado significa ter um comportamento subordinado a regras. Mas o que é regra? Algo que se constrói por consentimento. É como em um jogo. As regras são arbitrárias, mas a criança aceita porque gosta de jogar. Sem regra, não há jogo. Para definir regras, usamos o recurso da democracia. A classe toda discute, sob a condição de que todos aceitem o que a maioria decidir. O problema é que a minoria pode se recusar a cumprir. Deve-se combinar previamente que a não observação das regras implicará punições ou perdas. Um dos motivos que nos levam a aderir à disciplina são as conseqüências de não nos entregarmos a ela. Convencer é diferente de impor.
Leia a entrevista completa: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/disciplina-conteudo-como-qualquer-outro-431413.shtml.
Boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário