A grande colaboração deste sistema trazido por Proudhon – sem jamais ter usado o termo – está na possibilidade de promover a liberdade coletiva dos envolvidos no sistema. Não se pode falar em autogestão de forma genérica, pois se trata de modo de gestão autônomo, como valores e meios específicos. A Autogestão é resultado de processos democráticos e decisórios. Possível, mediante liberdade, produzindo e promovendo liberdade.
Passeando pela internet é possível encontrar a seguinte definição no sate da Anteag – Associação Nacional dos Trabalhadores das Empresas Autogestionárias (http://www.anteag.org.br/): “A autogestão é um modelo de organização em que o relacionamento e as atividades econômicas combinam propriedade e/ou controle efetivo dos meios de produção com participação democrática da gestão. Autogestão também significa autonomia.
Recomendamos a leitura de dois artigos: Desafios da formação par a autogestão em empreendimentos de economia popular solidária (http://www.proex.ufu.br/CIEPS/artigos/formacao.pdf), e Economia solidária ou autogestão http://www.animalucis.com.br/blog/economiasocial.pdf.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Autogest%C3%A3o.Boas leituras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário