3 de nov. de 2009

Reinvenção


No Capítulo III (A reinvenção já começou), do curso do Espaço Real de Práticas em Sustentabilidade (http://www.bancoreal.com.br/sustentabilidade), encontramos o seguinte texto sobre o tema:
"Nos capítulos anteriores você foi apresentado aos principais conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável. Mas a aplicação desses conceitos na prática diária de organizações e pessoas ainda é um processo que está sendo construído por cada indivíduo e atores de diversos setores da sociedade – empresários, empreendedores, acadêmicos, representantes do poder público, da sociedade civil, etc.
Por isso, com frequencia nos questionamos o que é e o que não é sustentabilidade e quais ações contribuem de fato para uma efetiva transformação social. No entanto, aqueles que começaram a promover mudanças em suas organizações, negócios, processos, políticas e relacionamentos já estão percebendo que adotar práticas de sustentabilidade é um excelente negócio. Além de contribuir para a construção de uma sociedade mais equilibrada, uma organização que promove o desenvolvimento sustentável constrói relacionamentos melhores e mais duradouros, reduz despesas e diminui sua exposição a riscos e outras consequencias.
A sustentabilidade ainda colabora para a perpetuidade da empresa e diferenciação da marca, além de ser um excelente vetor de inovação e dar um novo sentido ao trabalho de todos os envolvidos. As organizações e as sociedades são formadas por pessoas. Somos, portanto, somente nós quem podemos tomar as decisões necessárias para construir um futuro socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sadio. Além disso, uma das principais chaves para os negócios sustentáveis darem certo é sem dúvida o consumidor. Cada vez mais conscientes graças à maior divulgação do tema pela mídia, os indivíduos aos poucos estão mudando suas atitudes no trabalho e na vida pessoal, mudando o seu jeito de consumir, investir e descartar.
Mas ainda há muito a ser feito. Questões como mudanças climáticas, preservação da biodiversidade e pobreza extrema exigem respostas rápidas e a cooperação de todos. Por isso, convidamos você para colocar seus óculos da sustentabilidade e começar a fazer a sua parte. Para contribuir nessa caminhada, disponibilizamos diversas referências que podem ampliar suas possibilidades de ação. Consulte, coloque em prática, converse com as pessoas que conhece e venha debater esse tema com a gente. Assim, poderemos construir juntos um novo caminho e engajar cada vez mais pessoas nesse movimento".
Boa leitura e estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário