18 de nov. de 2009

Proteção Social no SUAS


A prevenção de situações de risco e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários são os objetivos da Proteção Social Básica. Prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada, serviços estes realizados pelos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS.

A Proteção Social Especial é destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social. Está ligado ao  sistema de garantia de direito, pode serr organizado com base local ou por meio de serviços de referência regional. Existem dois níveis:
Média complexidade: são aqueles que oferecem atendimento às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos, .organizada nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social - CREAS.
Alta complexidade: são aqueles que garantem proteção integral, quando o usuário necessitando ser retirado do convívio familiar e/ou comunitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário