Pode parecer desesperador imaginar quanto tempo você pode ter perdido ao deixar de cultivar e manter atualizada sua rede de relacionamento. É preciso ter cuidado na hora de atualizar os contatos. É preciso ter calma e não ativar um antigo relacionamento apenas por interesse, a boa intenção pode se virar contra você.
Criar esse relacionamento e mantê-lo é apenas um dos passos importantes para a ampliação dos contatos. Outro passo rumo a um modelo profissional de gerenciamento é registrar cada um deles. Esse é um processo lento, que exige muita disciplina. Vale lembrar que apenas uma em cada 100 pessoas tem essa visão profissional de networking. Mas isso poderá fazer a diferença na hora de buscar um novo emprego.
Leia a seguir alguns dos erros de networking mais comuns:
Conversa sem sentido: se não tem o que falar pense em algo criativo. Nada de frases soltas e palavras jogadas. A “conversa de elevador” não vai gerar um relacionamento.
Problemas com a língua portuguesa: problemas de dicção, sotaque muito proeminente, erros de português, voz muito baixa ou alta. Esses são alguns dos erros que comprometem uma conversação produtiva para quem busca estabelecer contatos.
Não saber falar suas próprias atribuições: você está no lugar certo, na hora certa e já abordou a pessoa certa. Porém, na hora de contar o que faz, descreve de forma mecanizada suas atribuições, sem citar qualquer diferencial.
O falante: o egocêntrico tem dificuldade em focar no ouvinte e não pára de falar de si próprio. Quando não existe um diálogo equilibrado, dificilmente há chance de sucesso.
Parente ou amigos de pessoas importantes: querer impressionar o outro pelo fato de ser parente de alguém conhecido ou importante, além de deselegante, não é um bom pretexto para conversação.
Usar mentiras: dizer que “fulano de tal” o indicou para falar com a pessoa em questão pode até funcionar na hora. Mas correr o risco de ser pego e perder não um, mas dois contatos, definitivamente não vale a pena.
Superprodução: estar com a roupa destoando do ambiente pode ser embaraçoso. Assim como estar excessivamente formal num casual day , parecer extravagante e chamativo demais não é a melhor opção. As mulheres, em especial, devem redobrar cuidado para não passarem uma imagem muito sensual – afinal, você está lá em nome do trabalho
Fonte: Orientações publicadas no jornal Correio Popular, de Outubro/2007, dadas pelo consultor Jackson Soares.