Hoje cada vez maior o número de empresas que levantam a bandeira da responsabilidade social, seja através de ações em favor do meio ambiente, no apoio a iniciativas que visem à inclusão social ou ainda no estímulo a que seus funcionários abracem o trabalho voluntário. Já a responsabilidade social individual está ligada ao altruísmo, voluntarismo e a filantropia.
Só que faço a seguinte análise crítica, pois fala-se muito em responsabilidade social das empresas, mas cada cidadão tem sua responsabilidade. Não é o governo que tem que estabelecer regras, mas cada um de nós sabemos o que é certo ou errado, pois não existe meio ético.
Para exemplificar criei a Teoria do Carrinho de Supermercado, a qual consiste no seguinte: veja como as pessoas lidam com os carrinhos, usam e deixam em qualquer lugar, verdadeiramente não tem nenhuma responsabilidade para com o coletivo e o próximo. Pergunte-se, quantas vezes você chegou a supermercado e encontrou um carrinho na vaga em que ia estacionar? Ou, quantas vezes você deixou o carrinho em qualquer lugar? Ou, toda vez você devolver o carrinho no local correto? Muitos justificam quem tem pressa. Será que o “culpado” é o tempo? Não, a responsabilidade é do Ser Humano que esquecesse que o tempo não existe. Existe apenas o eterno AGORA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário