9 de dez. de 2009

Análise Crítica e Livre Convencimento


Lembro-me muito bem o meu primeiro contato com o anarquismo foi a mais de 20 anos em um curso de Esperanto, quando um dos participantes disse que era anarquista e não iria votar na próxima eleição. Isto me fez pensar!

Passei a partir deste momento a estudar o Anarquismo, sendo que a internet veio a facilitar meus estudos, mas recomendo dois livro muito bons sobre o tema: a) O que é o anarquismo, de Caio Túlio Costa, editora brasiliense; e b) História das ideais e movimentos anarquistas, de George Woodcock, editora L&PM Pocket, volumes 1 (A idéia) e 2 (O movimento).
Sendo que do volume 2 destaco o seguinte: “A Humanidade é uma só, subordinada à mesma condição, e todos os seres humanos são iguais. Porém, todos os seres humanos são diferentes e, no íntimo de seu coração, cada ser é, na realidade, uma ilha. Os anarquistas têm estado especialmente conscientes dessa dualidade entre o ser humano universal e o ser humano particular, e muitas de suas reflexões têm sido devotadas à busca de um equilíbrio entre as reivindicações da solidariedade humana geral e as do indivíduo livre.”.
Destaco que a melhor coisa do Anarquismo é que ele, como ideologia, permite o exercício do livre arbítrio, da análise crítica e do livre convencimento. Por isso faça a sua análise crítica e o livre convencimento.
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário