Devemos destacar que, de acordo com a Associação Nacional de Trabalhadores e Empresas de Autogestão - ANTEAG, a Autogestão é uma forma de organização coletiva cujo elemento essencial é a democracia. Ela se realiza na comunidade, escola, empresa, etc. Podemos dizer que a autogestão é a radicalização da democracia, no sentido de envolver a participação integral dos membros do grupo, acesso total às informações, conhecimento dos processos e, sobretudo, autonomia e autodeterminação.
Empresas autogestionárias são aquelas empresas administradas pelos próprios trabalhadores, de forma associativa, de acordo com os princípios e diretrizes da economia solidária. Sendo esta uma resposta eficaz a crise de gestão de uma empresa, mas que necessita de mudança de seus participantes com relação ao paradigma empregado/empregador, passando a assumir os ricos do empreendimento.
Recomendamos o acesso ao blog do Movimento Autogestionário, leitura do livro "Direito e AutoGestão - A Solidariedade como Elemento Indutor" e do texto "Inovação Tecnológica em Empreendimentos Autogestionários: Utopia ou Possibilidade?". Todas as informações aqui apresentadas são para sua análise crítica e livre convencimento.
Boa gestão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário