25 de dez. de 2009

Valorização da diversidade


A diversidade é uma meta a ser buscada e praticada coletivamente por cidadãos, instituições, governos e comunidades, como uma responsabilidade social compartilhada. As empresas, como partícipes desse processo, devem assumir tarefas específicas de valorização da diversidade, relacionadas aos papéis que desempenham na vida das coletividades.

Para tanto, as organizações têm investido em ações de atração, manutenção e incentivo a uma mão-de-obra cada vez mais diversificada. Tradicionalmente, essas ações estavam voltadas quase apenas para as questões de raça e gênero. Hoje, as empresas vêm ampliando sua definição de diversidade, passando a considerar questões como condição socioeconômica dos empregados, estilo de trabalho, idade, ascendência, nacionalidade, estado civil, orientação sexual, deficiência física, sensorial ou intelectual e condições de saúde, entre outras diferenças.
Segundo o Instituto Ethos incrementar a diversidade é promover a igualdade de chances para que todos possam desenvolver seus potenciais.
Fonte: Artigo de Melissa Santos Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário