30 de dez. de 2009

Empresário ou Empreendedor


Victor Rodrigues em seu artigo sobre o tema nos apresenta o seguinte questionamento: O que isso significa? Empresário e empreendedor não são a mesma coisa?
Não, não são. Muitas pessoas confundem e, até no curso on-line do SEBRAE que fiz eles confundiam um pouco o conceito de empresário e empreendedor, mas, por incrível que pareça, é muito simples a diferença.
Empresário é aquela pessoa que trabalha em empresa e isso não é novidade para ninguém. A novidade é que empreendedor não necessariamente trabalha em empresas.
Empreendedora é a pessoa que tem espírito inovador, que aceita correr riscos (calculados previamente, deixe-se claro), que não “segue carreira”. Vem dos empreendedores idéias novas, algumas vezes tão simples que as pessoas pensam “puxa, porque não fiz isso antes?”.
Então, voltando a frase, todo empresário deve ser empreendedor, porque, assim, sua empresa terá produtos inovadores, atendimento diferenciado ou qualquer outra coisa que inove, e assim terá uma maior chance de a empresa sobreviver por muito tempo.
Mas por que nem todo empreendedor deve ser empresário?
Também é simples a resposta: pessoas inovadoras existem apenas em empresas? Não! Elas estão em todos os lugares…
Então o termo “empreendedor” se dividiu em duas partes: Empreendedor Econômico é aquele que trabalha em empresas, tentando achar formas criativas e úteis de se conduzir uma empresa, é o “empresário que é empreendedor”; e Empreendedor Social é aquele que busca maneiras inovadoras para melhorar a sociedade em que vive. É por isto que “todo empresário deve ser empreendedor, mas nem todo empreendedor deve ser empresário”.
Indico, ainda, para leitura o texto de Andréa Pereira, no qual ela destaca que "as boas idéias de nada vão valer, se o mercado não absorvê-las. Em algumas circunstâncias o que é bom para o empresário/empreendedor não é atrativo para o cliente final. Não pode existir unilateralidade, se não existir um equilíbrio dificilmente uma empresa conseguirá sobreviver num mercado competitivo, onde quem foge dos desejos do cliente está fora.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário