As pesquisas influenciam o voto?
Trata-se de uma crença de que a divulgação dos resultados das pesquisas influencia o eleitor, que possui duas correntes:
- Influenciam – eleitor decide votar no candidato favorito (influência direta), e atingem o ânimo e o moral das campanhas (influência indireta).
- Não influenciam – se tivesse relação não haveria alteração nas posições relativas dos principais competidores.
A literatura especializada explica de inúmeras maneiras a decisão de votar em diferentes candidatos ou partidos, veja algumas das variáveis.
Estruturais
- Predisposição individuais: devido a fatores sociais e psicológicos, cada indivíduo tem predisposição e valores.
- Preferência partidária: varia muito dependendo da pessoa.
- Nível de informação política: quanto mais informado mais conhecimento, cobrança e crítico é o eleitor, o oposto também é verdadeiro.
- Representatividade social de partidos e candidatos e dinâmica eleitoral: é uma importante forma de entrada na disputa eleitoral. Isso se aplica mais a eleições proporcionais (Vereadores). A dinâmica de uma campanha também condiciona a escolha do eleitor, pois tende a escolher as agremiações políticas já estabelecidas e que são suas velhas conhecidas.
- Status socioeconômico: são classicamente utilizadas para explicar diferenças em opiniões e valores.
Conjunturais
- Avaliação do desempenho do governo: é a variável fundamental, pois se é boa o eleitor tende a votar no candidato do governo, mas se é má resulta em voto na oposição.
- Proposta dos candidatos e dos partidos: trata-se da divulgação das propostas de governo que é um dos fatores conjunturais mais importante na hora da escolha do eleitor.
- Pertencimento a redes sociais: aqui entrar a influência de parentes, amigos e colegas de trabalho, pois somos influenciados por pessoas próximas. Nada á de surpreendente nisso.
- Imagem dos candidatos: o eleitorado constrói imagem dos candidatos e vota de acordo com tais construções.
Pode-se aplicar a lista das variáveis que explicam a escolha eleitoral:
- as leis eleitorais;
- a credibilidade das instituições políticas;
- o voto na pessoa versus o voto no partido;
- a avaliação do processo eleitoral;
- entre outras.
Apresentei breve mente aquelas que considero as principais pra se compreender o voto no Brasil.
Cabe chamar a atenção para o fato de que os resultados eleitorais não são totalmente imprevisíveis quando se levam em conta tendências de médio e longo prazos, mas podem ser de difícil previsão quando se deseja saber o nome de quem sairá vencedor numa eleição específica.
Isso significa que os fatores estruturais definem os pontos de partida (o piso em números de votos) e os limites (o teto) de cada candidato, partido e coligação.
Cada um dos candidatos em campanha tentará atingir o seu teto e manter os adversários próximos de seu piso.
Fonte: o livro A cabeça do eleitor de Alberto Carlos Almeida.
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