31 de mar. de 2010

No funil

Ontem estava conversando com com um jovem, que chegou na vida adulta, sobre a necessidade de se fazer conhecido e do cadastramento de seu histórico profissional nos mais diversos locais.
Destaquei a importância da utilização da Rede Social com meio de conquistar um trabalho (networking), bem como, o foco na sua área de atuação para não ficar atrasado na sua colocação como profissional, pois todos aqueles que começam mais cedo estaram sempre alguns passos a frente.
Jámais devemos esquecer que um empregador, seja ele público ou privado, espera resultados de quem contrata, se tiver experiência melhor ainda.
Mas para que tudo isso aconteça você vai precisar ultrapassar o funil dos currículos, então transcrevo a seguir algumas informações contidas na matéria públicada na revista Metropole. Alguns pecados que devem ser evitados:
  • Não colocar o seu objetivo no início;
  • Um resumo de qualificações muito extenso;
  • Currículo funcional incompleto;
  • Muitos candidatos colocam os nomes das empresas sem descrição de suas atividades;
  • Currículo sem parágrafos e sem resultados;
  • Erros de português ou uma diagramação malfeita;
  • Mentiras.

Para a elaboração de um currículo, segue abaixo os tópicos mais utilizados:
  1. Dados pessoais (idade, estado civil, número de filhos, endereço, telefones, e-mail)
  2. Objetivo (área de atuação ou o cargo principal)
  3. Formação (importante mencionar o curso, instituição e anos de conclusão ou a previsão de conclusão)
  4. Principais qualificações (resumo dos principais pontos da carreira, mencionar no máximo sete)
  5. Histórico profissional (empresa, breve relato da atividade, responsabilidades do cargo, admissão, demissão ou atual)
  6. Formato (arial 12, duas páginas)
  7. Revisão (valorizam as habilidades) 

30 de mar. de 2010

Trabalhar em casa: Dicas

Quem não gostaria de trabalhar sem necessidade de saír de casa e com horários flexíveis. Hoje cada vez populariza-se o Home Office, ou seja, aquele trabalho que você realiza dentro do ambiente doméstico.
Mas realizar este tipo de atividade torna-se um desafio, pois  requer disciplina para matner uma rotina de trabalho, que venha a facilitar o cumprimento das tarefas e a responsabilidade assumidas.
Para mim está é uma relação em que todos ganham, a empresa (produtividade e redução de custos) e o funcionário (qualidade de vida e flexibilidade horario).
E devemos lembrar que está situação também pode fazer parte da vida do profissional autônomo e do empreendedor. Recomendo que todos pelo menos uma vez na vida façam esta experiência de trabalhar em Casa.

29 de mar. de 2010

Um empreendimento de sucesso: Você

Para aquele que deseja ter seu próprio negócio, devo lembrar que esta é uma atividade de riscos, mas tem um lado atraente, pois passamos a depender de nossas próprias habilidades de colocar em prática nossa idéias e realizarmos nossos sonhos.
Trata-se de uma maratona, na qual você deve pensar grande (vitória), mas correr cada quilômetro de olho nos líderes sem se afastar deles (pensar pequeno), e no momento certo aumentar o seu ritmo até a conquista final (consagração e sucesso). Você está preparado então responda as seguintes perguntas:
  • Tenho vontade, persistência e ambição?
  • Considero-me autoconfiante?
  • Tenho iniciativa?
  • Sou capaz de planejar e organizar?
  • Resisto e sei lidar com as frustrações?
  • Sou inovador?
  • Tenho boas relações interpessoais?
  • Quais as idéias que tenho para criar um negócio?
  • Porque acredito que estas idéias podem ser sucesso?
  • Domino o que vou fazer e tenho experiência?
  • Quais só os investimento que necessito para implantar meu projeto?
  • Irei resolver os problemas dos meus clientes e sou a melhor alternativa para eles?
  • Qual o preço que desejo pagar para alcançar meus objetivos?
  • Sei recomeçar?

28 de mar. de 2010

Cada geração tem seu sonho

Vamos começar com o sonho do empreendimento próprio, mas existem algumas regras básicas para quem sonha com o négoció próprio.
  1. Escolha um mercado grande, que já exista e, de preferência, para aquele que esteja em crescimento;
  2. Resolva um problema do cliente, e não o seu, identificando exatamente que problema a sua emrpesa via resolver;
  3. Não se aventure sozinho, procure bons sócios, que sejam excepcionais e complementem suas competências;
  4. Resuma em poucas palavras o que sua empresa faz, para que todos entendam;
  5. Fique de olho no fluxo de caixa, pois uma empresa só passa a existir quando passa a faturar;
  6. Faça tudo você mesmo, mas defina prioridade e racionalize o trabalho, se não tiver outro jeito, contrate pessoas excepcionais;
  7. Mantenha a tranquilidade e estabeleça suas prioridades, definindo o que é fundamental;
  8. Não gaste com coisas supérfluas, cuidado para não confundir o sonho do negócio próprio com o sonho do escritório próprio, lembre-se que existe o mundo virtual;
  9. Trabalhe muito e obstinadamente, pois você irá enfretnar o "descrédito" dos clientes, a "desatenção" dos fornecedores e o "ódio" dos concorrentes, ou seja, tenha prersistência; e
  10. Divirta-se fazendo do seu negócio um ambiente leve e espante o tédio.
Mas lembre que cada geração tem seus sonhos, mas o mundo se modifica a cada dia e rapidamente. Só que todas as gerações querem garantir a renda e tranquilidade. Busca a melhor forma para você, destaco que não existe uma fórmula mágica, apenas muito trabalho e determinação.
Fonte: artigo de Thomaz Wood Jr,  de Agosto/2008.

27 de mar. de 2010

Duas gerações

Quando falamos de gerações é preciso entender que o comportamento de cada geração depende do momento socioeconômico e histórico em que ela se desenvolve, como nos lembra a consultora Luciana Guedes Pinto.
Para uma maior compreensão sobre o tema das gerações recomendo a leitura do artigo Entendendo as Gerações X e Y, publicado na revista VocêS/A.
Mas devemos destacar que, no mundo dos negócios, a geração Y tem quebrado diversas regras, tais como: na forma de comunicação e questões profissionais; pois eles não temem o risco como a geração anterior, assim arriscam-se mais.
Mas creiam: o importante é o equilibrio! Pois todo o extremo faz desequilibrar a balança das escolhas, por isso a melhor caminho é o do meio. Cada geração tem suas contribuições que somadas geram soluções sempre melhores e mais duradoras, tanto na vida pessoal quanto profissional.

26 de mar. de 2010

Empreendedorismo: genética ou atitude

Empreendedorismo é a capacidade de enxergar a oportunidade identificar os riscos, com base nisto planejar e implementar o negócio, mas para tudo isso é necessário autoconfiança. Se você se enquadra nesta discrição sinto muito em dizer que você é uma pessoa empreendedora.
O que necessáriamente não ter haver só com montar um negócio, mas uma qualidade que o mercado de trabalho também busca nos seus profissionais.
Lembro que para uns o empreendedorismo é genético, ou seja, as pessoas nascem assim; já para outros trata-se de uma qualidade que pode ser desenvolvida, as pessoas podem mudar de atitude e desenvolver esta competência. Então para ver se você possui os atributos de uma pessoa empreendedora, nos listamos abaixo: 
  • exerga as oportunidades;
  • saber aceitar os riscos;
  • tem capacidade de planejamento;
  • faz acontecer; e
  • possui autoconfiança.
 Fonte: artigo sobre o tema publicado no jornal Correio Popular, de 16/08/2009.

25 de mar. de 2010

Capacitação e Treinamento

Além da implantação da Assessoria e Consultoria sempre tive uma atração especial pela área educacional, voltada para a capacitação e o treinamento. E pelo que leio estou no caminho certo, pois de acordo com Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada existe uma lacuna de 320 mil profissionais qualificados no mercado brasilerio.
O que é um entrave para algumas empresas, passa a ser uma oportunidade de negócio para quem quer entrar ou expandir a participação no campo da educação.
Negócios em treinamento exigem poucos recursos se comparados com outras áreas, mas a simplicidade aparente dá brechas para oportunistas (pessoas que aproveita o calor do momento para ganhar dinheiro sem compromisso com a qualidade), o que prejudica o mercado. Outro problema é a falta de cultura de treinamento no país.
Fonte: matéria publicada na Folha de São Paulo, de 21/03/2010.

24 de mar. de 2010

Cada vez mais cedo

De acordo com reportagem publicada no jornal Correio Popular, o Brasil é o terceiro país em participação de jovens no empreendedorismo. O estudo mostra que 68% do jovens empreendem por oportunidade e 32% por necessidade. A maioria atuando na área de prestação de serviço.
Os jovens com perfil empreendedor são avessos à formalidade imposta pelo emprego, com regras no horário e supervisão de chefia, é o que nos trás Carlos de Aguiar, geretne reional do Sebrae-SP em Campinas.
Lembro que o Sebrae está com as incrições abertas, até dia 15 de abril, para o jogo virtual Desafio Sebrae 2010, que incentiva o empreendedorismo entre universitários por meio da gestão de uma empresa virtual.

23 de mar. de 2010

Gestor temporário

Você já pensou em ser um Gestor Temporário? Então veja a seguir as qualidades necessárias para ser um bom gestor interno:
  • Ter experiência na área;
  • Focar resultados;
  • Lidar bem com projetos de curto prazo e ser veloz;
  • Saber tomar medidas drásticas e impopulares;
  • Ter visão estratégica;
  • Relacionar-se bem com a equipe, sem criar vínculos;
  • Não ter receio de fazer troca de pessoas ou de demitir;
  • Sentir-se confrotável para trabalhar em ambientes com pouca infraestrutura;
  • Programar-se financeiramente para entressafra.
Hoje, 60% da procura por gestores interinos vem de multinacionais em processo de implantação no Brasil e os outros 40% são oriundos de empresas nacionais de médio porte que atendem às classes C e D.
As manieras mais simples de entrar nesse mercado são por emrpesas de recrutamento ou por networking. Sendo sua forma de contratação a mesma utilizada para os cragos de nível técnico, mediante contrato temporário ou por prazo indeterminado, com demissão ao final do projeto, ou, ainda, como pessoa jurídica.
Lembro que para que todo o projeto tenha exito é preciso conquistar a confiança dos funcionários desde o começo, não se esquecendo da sucessão ao final do projeto.
Fonte: artigo publicado na Folha, no dia 21/03/2010, na seção Emprego.

22 de mar. de 2010

Como se tornar um Consultor

Você pode iniciar-se nesta área de atuação trabalhando em empresas de consultoria ou mantendo contatos com as empresas em que trabalhou. Sendo que a experiência é o seu cartão de visita, além de manter-se antenado com as coisas do mundo, mídia e corporativo, você deverá possuir um histórico de sucesso nos trabalhos anteriores.
Para ser um consultor você deverá ter o seguinte perfil:
  • Ser especialista em uma área;
  • ter vasta experiência anterior nesta mesma área;
  • Estar atualizado com os acontecimentos, sobretudo em sua área;
  • Disponibilidade para atender aos clientes fora de horário convencional;
  • Ser empreendedor;
  • Ter habilidade para negociar;
  • Ter capacidade para influenciar;
  • Oferecer soluções eficazes.
Fonte: reportagem jornal Estadão, de Maio/2008.

21 de mar. de 2010

Consultoria: vocação

Para mim a realização de serviços especializados como consultor e assessor é minha vocação, pois sempre realizei este tipo de trabalho, de forma direta ou indireta.
Lembro que o mercado de trabalho está sempre aberto a novas profissões, sendo que atualmente ser consultor é uma opção vocacional ou falta de opção. Este tipo de trabalho possibilita um melhor aproveitamento do tempo e rendimentos maiores.
Mas é preciso ter perfil e dominar uma área ou setor para que os clientes busquem o seu serviço, por isso fiz a minha opção no trato com os primeiro, segundo e terceiro setores; atuando na gestão, orientação e motivação nestes setores.

20 de mar. de 2010

Rever a carreira

Já conversamos sobre a importância de Você como Marca. Agora iremos abordar o tema da mudança de carreira, que começa com uma pergunta: Onde estou hoje vai me levar ao objetivo que quero alcançar?
Para escolha de uma carreira é necessário que seja do meu gosto, tenha possibilidade de bom rendimento, permita ter qualidade de vida e bom mercado para o desenvolvimento profissional. Mas não é fácil reunir todos esses itens numa única opção. O que se pode fazer é tentar chegar o mais perto possível desse ideal.
Sempre é tempo de rever posições. Muitas vezes nos sentimos insatisfeitos com a profissão atual e temos o desejo de revê-la. Talvez até dar uma guinada no rumo da vida profissional e partir para algo totalmente diferente e novo.
Lembre-se que o trabalho tem de ser fonte de prazer e de realização pessoal inclusive. E que não tem sentido trabalhar se você não for um diferencial, se não basta apenas um emprego.
Fonte: artigo sobre o tema publicado no Estadão (2008).

19 de mar. de 2010

O desafio das incertezas

Já sabemos que em situações de incertezas ou de crises a responsabilidade do gestor é muito maior, pois eles devem orientar e transmitir a confiança de que os objetivos, pessoais e empreendedores, serão alcançados. Mas para isso é necessário avaliar os impactos, traçando um plano de ação e de metas a serem cumpridas, para enxergarmos a oportunidade na crise.
Para que tudo isso ocorra o gestor tem que essencialmente ser claro e saber ouvir, assumir as suas responsabilidades, deve-se aumentar a autonomia da equipe, manter os incentivos, pensar em longo prazo, focar no propósito individual e coletivo, ser seletivo para ser mais eficiente, motivar a equipe, saber lidar com as críticas, estar aberto à novas idéias, fazer mudanças necessárias, manter a qualidade, contar com o auxilio da equipe nos relacionamentos externos, e estar sempre bem informado.

18 de mar. de 2010

Você e sua marca

Em seu Artigo publicado na revista Exame Tom Peters nos lembra que somos uma marca e que é necessário administra-lá.
Independentemente de idade, cargo ou ramo de trabalho em que atuamos, todos nós precisamos compreender a importância de criar marcas registradas. Somos os executivos-chefes de nossas próprias empresas: Eu S.A. Hoje em dia, o mais importante, para quem quer trabalhar e fazer negócios, é ser o diretor de marketing da marca chamada Você.
Todo mundo tem a chance de se destacar, pois existe a chance de aprender, aperfeiçoar-se e aumentar suas habilidades, temos a chance de virar uma marca digna de nota.
Você encontrará neste artigo algumas perguntas e muitas resposta, tais como:
  • O que diferencia Você dos outros?
  • Qual é o seu marketing?
  • Qual é o verdadeiro poder de Você?
  • O que significa a lealdade a Você?
  • Qual é o futuro de Você?

17 de mar. de 2010

A construção de uma marca: Você

Recomendamos para aqueles que querem ser empreendedores a leitura do artigo As estrelas brilham na escuridão, de Roberto Shinyashiki publicada na revista Você S/A (agosto, 1999), no qual ele destaca que mais importante do que as vitórias é a solidez do trabalho que o levou até elas.

No lembra ainda que enquanto o céu está azul, a sua carreira parece ir de vento em popa. Difícil é conseguir suportar uma crise quando ela se abate sobre si. Se começar já a preparar-se, o seu talento será capaz de brilhar até na maior escuridão
Concordo plenamente com ele quando diz que "a ética é um pilar imprescindível".

16 de mar. de 2010

Teletrabalho

Tanto para aqueles que prestam serviço ou possuem um negócios o uso da tecnologia permite estar presente realizando suas atividades sem ter necessidade de estar físicamente no local.
Hoje a transmissão de dados em tempo real possibilitada pela internet é a grande ferramenta dos novos empreendedores. O uso dos sistemas de monitoramente são ferramentas execelentes para acompanhamento dos negócios, pois o empresário passa a ter um controle remoto do empreendimento. O que melhora a produtividade, mas requer cuidados para que não se tornar um "viciado" e trabalhar 24 horas por dia.
Já trabalhar a partir de casa pode melhorar a performance tanto de profissionais autônomos quanto de funcionários de emrpesas; propiciando um reforço moral e satisfação no emprego, além de reduzir o estresse, pois permite um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, o que acalma o funcionário e aumenta sua produtividade. Mas para ser benéfico, o teletrabalho exige muita disciplina, pois corre-se o risco de perder em vez de ganhar qualidade de vida, como nos lembrar Calixto Silva.
Algumas regras para o Teletrabalho ou Homework, a quais servem tanto para o empresário como o empregado:
  • imponha disciplina, ou seja, tenha horários e rotina de trabalho;
  • explique à família e aos amigos o que você faz em casa;
  • preserve seu local de trabalho;
  • tenha e-mails e telefones independentes, profissional e particular;
  • retorne rapidamente chamadas e e-mails comerciais;
  • faça um balança periódico dos resultados esperados versus os alcançados.
Fonte: revista Metrópole, de 15/03/2010.

15 de mar. de 2010

Empresas de internet

Existem diversos jovens empreendedores que querem consquistar usuários e oferecer serviços que sirvam de referência na Internet, e que estão na busca de investimentos para transformar suas empresas em negócios lucrativos.
A escritora Jessica Levingston autora de Startup, livro que traz versões de como nasceram as grandes empresas da internet, destaca que: "A melhor maneira de atrair a atenção de investidores é atrair a atenção de usuários. Se você faz algo de que usuários gostam, investidores notam" e aconselha a quem quer desenvolver uma idéia: "Prestem atenção aos usuários. Você não pode constuir uma companhia de sucesso sem fazer algo que faça a vida dos usuários significativamente melhor. Olhe ao redor e pergunte: O que posso fazer que ainda não existe, mas faria a vida das pessoas melhor?".
Fonte: artigo publicado na Folha de São Paulo, sob o título "Primeiros Passos".

14 de mar. de 2010

Novo mercado: Empreendedor digital

Como durante esta semana conversamos bastante sobre o mundo digital, em especial sobre Blogs, gostaria de terminha-lá indicando o artigo publicado no Jornal de Negócios do SebraeSP que abordou o tema Como entrar para o mundo on-line, nele você irá encontrar algumas dicas e uma pesquisa para saber se você é um empreendedor digital?

13 de mar. de 2010

Habilidades para Gerenciar uma Empresa

Ontem participei da oficina “Habilidades para gerenciar uma empresa”, a qual tinha por objetivo apresentar dicas para uma boa gestão de negócios, propor o estímulo ao comportamento e às principais características gerenciais e permitir identificar as habilidades para uma boa conduta nos negócios.A oficina conseguiu sensibilizar os participantes para a importância do empresário desenvolver competências para gerir e integrar todas as áreas da empresa.
Tivemos como facilitador Alberto Santini Junior e a oficina foi oferecida pelo Posto de Atendimento ao Empreendedor de Valinhos do Sebrae.
Fiquem de olho no "Vento do Futuro" e lembre-se que criatividade é enchergar algo na ilusão e transformar isto em realidade. Sendo que seu limite é o Medo, por isto tenha enstusiasmo (deus em você). Mas jamais inicie uma atividade sem controle, por isso pesquise e planeje.

Jornada de trabalho: uso da internet

Na revista Metrópole do jornal Correio Popular, de Campinas, publicou no dia 07/03/2010, matéria sobre o acesso a internet no local de trabalho durante a jornada diária sob o título de Navegar é Preciso, do qual transcrevemos o seguinte trecho para sua reflexão:
"Quando a empresa cerceia totalmente o acesso a sites que possam representar perda de tempo ou desvio do objetivo, acaba por gerar certa insatisfação entre os funcionários e perda de produtividade. Por isso, o importante é tratar o assunto com bom-senso. [...] No processo criativo, há momentos em que o profissional se bloqueia e precisa espairecer. O acesso a sites funciona como se a pessoa saísse para tomar um café.".

12 de mar. de 2010

A propaganda nos Blogs

Ontem conversamos sobre a possibilidade de ganhar dinheiro com os Blogs. Mas hoje vamos trocar informações sobre a propaganda on-line que procura se disfaçar, com base no artigo publicado no Jornal Folha de São Paulo de10/03/2010, do qual transcrevemos a seguir um fragmento:
"O aparecimento de blogs, microblogs e redes sociais abriu para os publicitários e anunciantes as portas de um vasto território, no qual empresas, produtos e serviços podem ser promovidos. Em alguns casos, porém, as promoções são maquiadas em posts e tuítes que parecem conter resenhas, opiniões e indicações genuínas -sem intenções comerciais.
A prática do jabá (receber algum tipo de recompensa material para falar bem de algum produto ou serviço e não revelar aos leitores e seguidores) em blogs e redes sociais é o tipo de coisa que várias pessoas na internet -blogueiros, jornalistas, assessores de imprensa, publicitários- dizem saber que ocorre. Mas, dificilmente, nomes e endereços são revelados.
Uma das dificuldades para detectar o jabá é que parte dele não ocorre por meio de pagamentos em dinheiro, mas sim por meio de compensações indiretas, como presentes e viagens. ‘Tenho certeza de que isso (blogueiros recebendo compensações indiretas) acontece’, disse à reportagem Ted Murphy, presidente da Izea, empresa que faz a ponte entre anunciantes e blogueiros americanos e que coleciona críticos na rede por supostamente colaborar com o jabá em blogs e redes sociais.

11 de mar. de 2010

Novo mercado: Blogueiro

Quando surgiu a internet muitos profissionais abandonaram suas carreiras para investir e ganhar dinheiro em negócios na rede mundial.
Tiago Dória, jornalista e blogueiro, destaca que "o espanto se dá pelo fato de termos cirado no Brasil a cultura de que os blogs são uma espécie de diário do internauta, mas há um lado profissional que pode e tem sido desenvolvido".
O ensinamento número um de quem consegue viver da renda de blogs é: quando começar, não pense em dinheiro. Se você quiser pode ler o artigo sobre o assunto publicado no Estadão, de 10/05/2009.
Mas o importante é lembrar que na internet a informações correm rápidas em razão da capilaridade com a qual a rede foi planejada, e que estas informações devem ser de qualidade e ter credibilidade, ou seja, devem ser passível de comprovação.

10 de mar. de 2010

Democratização da informação

Através dos Blogs conseguimos democratizar as informações as quais estamos ligados e validando nossa atividades, pois estes espaços passam a ser referência quando se fala em credibilidade de informação, pois é o próprio indivídio que alimenta o conteúdo.
Encontramos nos EUA um Presidente que utiliza a infovia (Blog) para comunicar-se com o eleitorado. Na China temos um Cientista Político que faz uso do Blog para debater e escrever sobre democracia, todo o dia ele publica um novo artigo defendendo que o governo da China se abra politicamente.
Tenham certeza os Blogs são uma ferramenta de grande valia para os Conselhos Setorias de políticas públicas. Falaremos mais sobre isto em breve.

9 de mar. de 2010

Troca de experiências

Na busca de experiências e respostas a questões da vida, no passado buscávamos os conselhos dos mais velhos e maduros. Hoje utilizamos das redes sociais e dos blogs.

Só para se ter uma idéia de como a utilização das redes sociais pode contribuir para o seu empreendimento cada vez mais as pessoas usam, endossam e promovem marcas na internet.
Stacy DeBrof, fundadora da Mom Central, diz, sem hesitar, que fazer um Blog sobre um assunto e espalhar sua mensagem pelas redes sociais é um caminho direto para se tornar autoridade em um assunto. E daí para começar a ganhar dinheiro com atividades que antes eram vistas como hobbies ou tarefas domésticas são só mais alguns passos.
Fonte: artigo do Estadão sobre Mães blogueiras, de fevereiro de 2010.

8 de mar. de 2010

Desempenho escolar

Hoje é inegável que os Blogs são uma ferramenta para o aprendizado escolar , pois alimenta o desejo de escrever dos jovens e das pessoas em geral.
Através desta ferramenta o estudante é colocado frente a frente com diversas opiniões, o que facilita o exercício do poder de argumentação.
E devemos lembrar que a internet é um mundo sem fronteiras, não sem limite, pois toda convivência necessita de limite éticos.

7 de mar. de 2010

Ato de escrever

Temos que conversar um pouco sobre a escrita, para continuarmos nossa a tratar do tema blogs. Quem se comunica bem tem maior possibilidade da evoluir, tanto pessoal como profissionalmente. Para escrever bem é necessário, primeiramente, ter o hábito da leitura para criar o gosto pela escrita. Apresento a seguir algumas discas presentes no livro Escrita criativa - o prazer da linguagem:

  • Treinar muito para expressar-se com desenvoltura e autoconfiança;
  • Apostar nas idéias e deixar-se inundar por elas;
  • Escrever por prazer u por teimosia;
  • Acima de tudo escrever sempre!

E para ter um texto melhor é essencial garantir a consistência das informações; eliminar incansavelmente frases ou palavras desnecessárias; suprimir as repetições; revisar a coerência, sintaxe, aspectos semânticos, concordância, ortografia, acentuação e pontuação; trabalhar o ritmo, a fluidez a cadência das frases e a coesão entre as idéias para evitar fases soltas e sem relação entre si; ir direto ao ponto através de frases curtas e textos conciso, mas não sisudo; e cada parágrafo deve ter começo, meio e fim.

6 de mar. de 2010

Blog: carinho e cultura

Um blog não serve apenas para apresentar uma marca, mas também carinho e cultura.
Encontramos uma forma de carinho no blog Para Francisco, da publicitária Cris Guerra, criado para o filho que não conheceu pessoalmente o pai, pois quando estava grávida de sete meses ela perdeu o namorado, no meio do caminho, ficaram lembranças, expectativas e saudades; para aguentar a dor da perda do amor da sua vida e entender a alegria pela chegada do outro amor da sua vida, começou a escrever. E ainda possui outro blog Hoje vou assim, sobre moda.
Agora para outros o blog é uma forma de difundir cultura, que é o caso do blog Lororix, criação do Zeca Louro, nele você irá encontar mais de dois mil títulos de rearidades da bossa nova, samba, choro e outros gêneros de música brasileira em vinil, com texto em inglês sobre os discos, incluindo autores das faixas e ficha técnica.
Expressar é necessário! Então faça a sua parte.

5 de mar. de 2010

Blog uma perspectiva

Manter ou não um blog corporativo tornou-se uma decisão estratégica para as empresas nos últimos anos. E para as pessoas também. Mas existe um segredo. Quando o blog é atualizado constantemente ele aparece no topo das páginas de pesquisas, aumento o acesso ao blog e a exposição da marca ou das idéias.
Através do blog damos um "rosto" para as palavras escritas, humanizando o Ciberespaço. Então boas postagens.

4 de mar. de 2010

Limites ao poder de legislar

Sempre quando tratamos do assunto empreendedorismo devemos falar sobre o papel do legislativo, ou seja, a leis que regem nosso empreendimento.
A solução que encontramos para regulamentar as ações dos indivíduos foi à escolha e a nomeação pelos cidadãos do corpo legislativo.
Mas existem limites para o poder legislativo. E quem no apresente este limite é o pensador John Locke, nos seguintes termos: “o governo deve ser exercido através de leis que não poderá variar nos casos particulares, mas segundo uma e mesma regra para ricos e pobres, para o favorito na corte e o camponês no arado; as leis devem sempre visar o bem do povo; não deve ser imposto tributos sobre a propriedade do povo sem o seu consentimento; não transferir o poder de fazer leis para quem quer que seja.".
Sei que é estranho pensar que para que haja liberdade empresarial é preciso que haja também limites na atuação deste empreendedores. Mas tudo isso é necessário para que evitemos os abusos e encontremos a paz social e o bem comum. A conhecida "segurança" jurídica.
Fonte: revista Filosofia.

3 de mar. de 2010

Animal racional: Utilitarismo

Em razão dos últimos acontecimentos ocorridos no mundo em tendo por base a força da natureza, uma questão vem me atormentando será que ainda somos apenas animais irracionais?

Como nos lembrar John Stuart Mill, defensor do utilitarismo em sua obra  "Ensaio sobre a liberdade", o valor de um Estado, no final das contas, é o valor dos individuos que o compõem. O utilitarismo é uma doutrina ética que prescreve a ação ou inação de forma a otimizar o bem-estar do conjunto dos seres.
Então por que ocorre os saques quando uma catastrofe acontece? Será que uma vez suspenso o aparato coercitivo legal do Estado os indivíduos respeitariam por si mesmo os limites de sua liberdade, de um modo compatível com a liberdade dos demais?
Até o presente momento não existe maturidade suficiente para os Seres Humanos viverem se um conjunto de regras coercitivas imposta pelo grande Leviatã.
Isto para mim é muito triste, mas não desanimador. Pois encontro terreno fértil para minhas realizações futuras: melhorar este Ser Humano.

2 de mar. de 2010

Sociedade Especial: De advogados

Cada vez mais advogdos se juntam em sociedade para atender melhor os clientes, racionalizar custos e pontencializar ganhos. Mas este tipo de sociedade é especial.
Pois de acordo com o Código Civil trata-se de uma sociedade simples, mas com registro na Seccional da OAB em cuja base territorial tiver sede.
Não pode ter nome fantazia, sendo que a razão social deve ter obrigatoriamente, o nome de, ao menos, um advogado responsável pela sociedade.
É a única sociedade que exige condição dos sócios, pois só advogado pode ser sócio, ou seja, é uniprofissional e só pode prestar serviços jurídicos.
Na sociedade de advogados é permitida a contratação de advogados associados, que não são nem sócios nem empregados, pois não recebem salário e não têm vínculo empregatício, eles recebem pelo que produzem.

1 de mar. de 2010

Comunicação eficiente

Quando no blog Humanos, perfeitamente humanos! abordei a comunicação não-violenta destacando que ela nos ensina a nos colocarmos no lugar do outro.
Só que a falta de transparência nas comunicações produz ruído. Conhecido com a “Rádio Peão”, a qual tempo por base o dito popular “quem conta um conto aumenta um ponto”. Mas as informações passadas pelo ruído são incompletas e com base em suposições, muitas vezes trabalha em cima de boatos.
Para evitar esta situação é necessário que as informações sejam regularmente divulgadas pelos gestores públicos e privados. A seguir transcrevemos algumas dicas para diminuir a interferência na comunicação, publicadas no jornal Correio Popular de 27/07/2008:
  1. Comunicação clara e transparente no dia-a-dia. Formar gestores para que eles não caíam na tentação de associar informação com poder, usando a informação para prestigiar alguns colaboradores em detrimento de outros.
  2. Em grandes processos de mudança, jamais colocar um grupo de consultores externos entrevistando pessoas da empresa, sem antes fazer uma comunicação formal sobre a função dos consultores.
  3. Preparar os consultores para atuarem de forma a não servir de veículo de comunicação da “rádio peão”. Jamais esquecer que o boato é fruto do impacto que a mudança terá na vida de alguém.
  4. Respeitar as pessoas informando sempre de forma clara e transparente sobre os acontecimentos da empresa.
  5. Não ter a ilusão de que é possível guardar segredos de algo que está sendo discutido entre três pessoas.
  6. Não existe segredo quando se discute com alguém, o que dirá quando se discute num comitê de direção.
  7. Acreditar que mudar é necessário, desestabiliza as pessoas. Nos grandes processos as pessoas gastam mais tempo com as conjecturas do que com o trabalho. E isto é inevitável. Por essa razão mudanças de estrutura e novos arranjos organizacionais devem ser feitos quando há uma razão estratégica para tal e não apenas para tirar os profissionais da zona de conforto.
  8. Quando mudar é imperativo, a comunicação das mudanças deve ser feita com muita transparência e rapidez.