Em razão dos últimos acontecimentos ocorridos no mundo em tendo por base a força da natureza, uma questão vem me atormentando será que ainda somos apenas animais irracionais?
Como nos lembrar John Stuart Mill, defensor do utilitarismo em sua obra "Ensaio sobre a liberdade", o valor de um Estado, no final das contas, é o valor dos individuos que o compõem. O utilitarismo é uma doutrina ética que prescreve a ação ou inação de forma a otimizar o bem-estar do conjunto dos seres.
Então por que ocorre os saques quando uma catastrofe acontece? Será que uma vez suspenso o aparato coercitivo legal do Estado os indivíduos respeitariam por si mesmo os limites de sua liberdade, de um modo compatível com a liberdade dos demais?
Até o presente momento não existe maturidade suficiente para os Seres Humanos viverem se um conjunto de regras coercitivas imposta pelo grande Leviatã.
Isto para mim é muito triste, mas não desanimador. Pois encontro terreno fértil para minhas realizações futuras: melhorar este Ser Humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário