1 de mar. de 2010

Comunicação eficiente

Quando no blog Humanos, perfeitamente humanos! abordei a comunicação não-violenta destacando que ela nos ensina a nos colocarmos no lugar do outro.
Só que a falta de transparência nas comunicações produz ruído. Conhecido com a “Rádio Peão”, a qual tempo por base o dito popular “quem conta um conto aumenta um ponto”. Mas as informações passadas pelo ruído são incompletas e com base em suposições, muitas vezes trabalha em cima de boatos.
Para evitar esta situação é necessário que as informações sejam regularmente divulgadas pelos gestores públicos e privados. A seguir transcrevemos algumas dicas para diminuir a interferência na comunicação, publicadas no jornal Correio Popular de 27/07/2008:
  1. Comunicação clara e transparente no dia-a-dia. Formar gestores para que eles não caíam na tentação de associar informação com poder, usando a informação para prestigiar alguns colaboradores em detrimento de outros.
  2. Em grandes processos de mudança, jamais colocar um grupo de consultores externos entrevistando pessoas da empresa, sem antes fazer uma comunicação formal sobre a função dos consultores.
  3. Preparar os consultores para atuarem de forma a não servir de veículo de comunicação da “rádio peão”. Jamais esquecer que o boato é fruto do impacto que a mudança terá na vida de alguém.
  4. Respeitar as pessoas informando sempre de forma clara e transparente sobre os acontecimentos da empresa.
  5. Não ter a ilusão de que é possível guardar segredos de algo que está sendo discutido entre três pessoas.
  6. Não existe segredo quando se discute com alguém, o que dirá quando se discute num comitê de direção.
  7. Acreditar que mudar é necessário, desestabiliza as pessoas. Nos grandes processos as pessoas gastam mais tempo com as conjecturas do que com o trabalho. E isto é inevitável. Por essa razão mudanças de estrutura e novos arranjos organizacionais devem ser feitos quando há uma razão estratégica para tal e não apenas para tirar os profissionais da zona de conforto.
  8. Quando mudar é imperativo, a comunicação das mudanças deve ser feita com muita transparência e rapidez.

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