Quando no blog Humanos, perfeitamente humanos! abordei a comunicação não-violenta destacando que ela nos ensina a nos colocarmos no lugar do outro.
Só que a falta de transparência nas comunicações produz ruído. Conhecido com a “Rádio Peão”, a qual tempo por base o dito popular “quem conta um conto aumenta um ponto”. Mas as informações passadas pelo ruído são incompletas e com base em suposições, muitas vezes trabalha em cima de boatos.
Para evitar esta situação é necessário que as informações sejam regularmente divulgadas pelos gestores públicos e privados. A seguir transcrevemos algumas dicas para diminuir a interferência na comunicação, publicadas no jornal Correio Popular de 27/07/2008:
- Comunicação clara e transparente no dia-a-dia. Formar gestores para que eles não caíam na tentação de associar informação com poder, usando a informação para prestigiar alguns colaboradores em detrimento de outros.
- Em grandes processos de mudança, jamais colocar um grupo de consultores externos entrevistando pessoas da empresa, sem antes fazer uma comunicação formal sobre a função dos consultores.
- Preparar os consultores para atuarem de forma a não servir de veículo de comunicação da “rádio peão”. Jamais esquecer que o boato é fruto do impacto que a mudança terá na vida de alguém.
- Respeitar as pessoas informando sempre de forma clara e transparente sobre os acontecimentos da empresa.
- Não ter a ilusão de que é possível guardar segredos de algo que está sendo discutido entre três pessoas.
- Não existe segredo quando se discute com alguém, o que dirá quando se discute num comitê de direção.
- Acreditar que mudar é necessário, desestabiliza as pessoas. Nos grandes processos as pessoas gastam mais tempo com as conjecturas do que com o trabalho. E isto é inevitável. Por essa razão mudanças de estrutura e novos arranjos organizacionais devem ser feitos quando há uma razão estratégica para tal e não apenas para tirar os profissionais da zona de conforto.
- Quando mudar é imperativo, a comunicação das mudanças deve ser feita com muita transparência e rapidez.
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