Ontem conversamos sobre a possibilidade de ganhar dinheiro com os Blogs. Mas hoje vamos trocar informações sobre a propaganda on-line que procura se disfaçar, com base no artigo publicado no Jornal Folha de São Paulo de10/03/2010, do qual transcrevemos a seguir um fragmento:
"O aparecimento de blogs, microblogs e redes sociais abriu para os publicitários e anunciantes as portas de um vasto território, no qual empresas, produtos e serviços podem ser promovidos. Em alguns casos, porém, as promoções são maquiadas em posts e tuítes que parecem conter resenhas, opiniões e indicações genuínas -sem intenções comerciais.
A prática do jabá (receber algum tipo de recompensa material para falar bem de algum produto ou serviço e não revelar aos leitores e seguidores) em blogs e redes sociais é o tipo de coisa que várias pessoas na internet -blogueiros, jornalistas, assessores de imprensa, publicitários- dizem saber que ocorre. Mas, dificilmente, nomes e endereços são revelados.
Uma das dificuldades para detectar o jabá é que parte dele não ocorre por meio de pagamentos em dinheiro, mas sim por meio de compensações indiretas, como presentes e viagens. ‘Tenho certeza de que isso (blogueiros recebendo compensações indiretas) acontece’, disse à reportagem Ted Murphy, presidente da Izea, empresa que faz a ponte entre anunciantes e blogueiros americanos e que coleciona críticos na rede por supostamente colaborar com o jabá em blogs e redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário