Cada pessoa encara o conflito do seu próprio jeito: depende da maneira como foi educada, do que está acontecendo à sua volta, do que está em jogo e até do seu humor. Ou seja, cada pessoa pode reagir frente ao mesmo problema de muitas maneiras diferentes, de acordo com o seu ponto de vista. Para entender e mediar conflitos, é preciso atentar para os diferentes modos de agir, fazendo com que as pessoas envolvidas experimentem se colocar no lugar do outro. Antes de abordar os diferentes modos de agir, vamos expor algumas das reações que as pessoas têm quando encaram um conflito. Veja se você se identifica com alguma delas:
- EVITAÇÃO (produz efeito negativo ou positivo)
- COMPETIÇÃO (é a atitude dos que sempre buscam a “vitória” a qualquer custo)
- COMPROMISSO (consiste em firmar compromissos a fim de que, ao se perder alguma coisa, ganhe-se outra em troca)
- COLABORAÇÃO (o princípio que o governa é a cooperação entre as pessoas)
Quando você se depara com um problema, qual a primeira atitude que costuma tomar? Geralmente o resultado costuma ser positivo? Você acha que poderia agir de outra maneira? Às vezes, a falta de reflexão e de tranqüilidade faz com que tomamos atitudes precipitadas, das quais nos arrependeremos depois.
Transcrição do curso Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (http://cursos.educacaoadistancia.org.br/).
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