17 de fev. de 2010

Como escolher um sócio

Primeiramente, você deve ter compatibilidade de princípios, o que ajuda a assegurar a longevidade da relação societária. Que o sócio tenha atributos complementares, pois a soma de diferentes competências agrega valor ao negócio.
É importante saber por onde seu potencial sócio passou, para identificar sua qualificação profissional. Devem atuar em áreas diferentes, mesmo que tenham a mesma formação.
Os interesses têm que ser compatíveis, para tanto é necessário saber o que o seu futuro sócio espera da sociedade. Lembrando-se os sócios podem divergir sobre ações ou estratégias do empreendimento, mas nunca sobre o objetivo comum, ou seja, teve ter comprometimento com o crescimento e o sucesso de negócio.
Deve ainda o futuro sócio, ter disposição para assumir riscos, pois iram dividir a glória e os fracassos. Para tanto é necessário possuir uma combinação de esforços (sinergia).
Mas a característica decisiva para se aventurar em sociedade é que ambos tenham um perfil empreendedor. Devem possuir iniciativa, liderança, credibilidade, perseverança, autocontrole, percepção de oportunidades, facilidade de relacionamento, motivação e ambição.
Faça a sua escolha!
Fonte: Revista Meu Próprio Negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário