4º FCF: Ter sócios quando, na realidade, pode ficar sem eles
Na maioria das vezes nos associamos por medo; outras vezes, como meio de conseguir recursos que, em curto prazo, saem de graça, mas em longo prazo são os mais caros de todos. Empreender implica certa solidão, mas esta solidão lhe dará velocidade e liberdade para impor suas decisões e sua intuição. Só se associe quando precisar de algo que não possa conseguir de outra maneira. E, de preferência, conte apenas com sócios capitalistas; não se associe para compartilhar trabalho.
5º FCF: Escolher sócios sem definir critérios de escolha relevantes
Os critérios mais importantes para a escolha de sócios são, pela ordem: honestidade e valores alinhados com os seus (esta primeira condição é excludente), e, em segundo lugar, complementaridade com seu caráter e seus competências; que sejam pessoas que somem valor. É fundamental falar e explicar qual é a ambição que o projeto persegue e que esta ambição esteja perfeitamente compartilhada sem nenhum tipo de dúvidas.
6º FCF: Dividir os resultados quando nem todo mundo investe o mesmo
O primeiro pacto a se fazer é o de como proceder no dia em que algum dos sócios decidir se desvincular do negócio. O modo mais justo de se separar revela o modo mais justo de se associar. Não invente moda na hora de decidir que porcentagem caberá a cada sócio. Os ativos e o dinheiro entregues à empresa devem ser avaliados por seu preço justo, convertido em ações. O trabalho é remunerado através de um salário e, se for possível, um salário de mercado. Os outros ativos cedidos à empresa por uma dos sócios que não forem trocados por ações devem ser alugados ou considerações como dívidas.
7º FCF: Falta de confiança e comunicação com os sócios
As desavenças entre sócios sempre aparecerão. Costumam ter relação com (a percepção de) quantos negócios, clientes ou esforço um investe em relação ao outro. A pior fonte de desavenças são as desconfianças quanto à fidelidade. Outras causas menos danosas (mas que acabam sendo importantes) têm a ver com o estilo e a aparência que quer dar ao negócio. Finalmente, a desavença mais comum é a natural mudança de objetivos e desejos vitais que se produzem em uma pessoa à medida que os anos possam e que, obrigatoriamente, se transferem ao negócio. Acertar tudo é necessário, mas, ainda mais importante, é ter confiança e liberdade para apresentar qualquer, repito e sublinho, qualquer assunto a seus sócios.
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