3 de fev. de 2010

Modo de falar

Cada profissão ou grupo de seres humanos tem os seus jargões, produzindo um modo de falar específico. O qual identifica àqueles que pertencem a profissão ou grupo. Para ser ter um bom planejamento é necessário coesão de linguagem, ou seja, falar a mesmo "língua".
Em matéria publicada no jornal Correio Popular sobre o corporativês, que é a linguagem cada dia mais presente nos corredores das empresas e que é preciso dominar para se comunicar no mundo dos negócios, apresenta um dicionário do corporativês, o qual transcrevo a seguir:

Agregar valor — Adicionar um fator diferencial ao que se produz;
Approach — Abordagem;
Avaliação 360 graus — Sistema usado para medir o desempenho, em que o funcionário não é submetido somente à avaliação do chefe imediato, mas à dos colegas de trabalho, subordinados e até de clientes da empresa;
Benchmark — Parâmetros de excelência, exemplos de coisas boas;
Break even point — O momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram;
Budget — Orçamento;
Business Plan — Plano de negócios;
Case — Estudo de caso, normalmente abordado em empresas;
Cash — Dinheiro vivo;
CEO (Chief Executive Officer) — Cargo mais alto da empresa, muitas vezes denominado como presidente
Core business — Negócio principal da empresa;
Empowerment — Situações em que os chefes devem decidir um pouco menos e os subordinados um pouco mais;
Expertise — Conhecimento técnico;
Feedback — Retorno. Descreve também uma reunião para avaliação de desempenho de um subordinado pelo chefe;
Forecast — Previsão;
Gap — Intervalo;
Headhunter — Caça-talentos do mundo corporativo;
Know-how — Conhecimento;
Market share — Tamanho de participação de uma empresa no segmento de mercado em que ela atua;
Network — Rede de relacionamentos, geralmente em sua área de atuação;
Outplacement — Serviço oferecido e pago pela empresa para orientação e ajuda na recolocação do profissional demitido;
Outsourcing — Terceirização;
Player — Empresa que está desempenhando algum papel em algum mercado ou negociação;
Pró-ativo — Característica de tomar atitudes e trazer resultados sem esperar receber ordens;
Reengenharia — Mudança nos processos internos de uma empresa;
Sinergia — Ação positiva e simultânea de um grupo de pessoas na realização de uma atividade;
Stakeholders — Partes que estão diretamente interessadas na atividade da empresa, como acionistas, governo, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade;
Stand-by — Ficar na espera;
Target — Alvo;
Time-to-market — É o tempo que uma empresa iniciante leva para se estabelecer no mercado e consolidar a marca;
Trend — Tendência;
Turnover — Descreve o movimento de admissões e desligamentos de profissionais empregados em uma empresa;
Workshop — Treinamento em grupo que visa um aprendizado específico.

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