25 de fev. de 2010

A idéia de negócio

8º FCF: Achar que o êxito depende da ideia
Nunca coloque todas suas esperanças na ideia. O importante não é a ideia, mas a forma da mesma. Você só conseguirá testá-la mostrando-a e conversando com o maior número de pessoas possível. Não se concentre no que vai vender, mas em por que os clientes vão comprar de você. Não há apenas uma forma de tornar uma ideia vencedora, mas também um modelo de negócio que a torna viável. É fundamental unir ambas as coisas. Normalmente, a ideia é imutável e sua forma varia ao longo do tempo. É preciso ter flexibilidade e humilde para modificá-la tanto no início quanto durante as atividades, quando os indícios o recomendam.

9º FCF: Atuar em setores dos quais não gosta ou desconhece
A escolha de um setor de atividade no qual pretende empreender deve ser resultado de uma decisão consciente, nunca a conseqüência aleatória de uma ideia de negócio. Empreenda em setores que o atraiam muito ou em produtos que o fascinem. Empreenda em setores que conheça. Se não os conhece, dedique tempo a conhecê-los ou se cerque de pessoas daquele setor. Em geral, para não fracassar é necessário trazer algo de novo ao setor de atividade na qual está entrando, e isso só pode ser feito sabendo que regras estão sendo quebradas e não a partir do desconhecimento ou da ingenuidade.

10º FCF: Escolher setores de atividades pouco atraentes
Um setor de atividade atraente gera mais liquidez que um sócio capitalista ou uma instituição financeira. O bom empreendedor se cerca de circunstâncias favoráveis. O setor de atividade é a circunstância mais importante que cerca o empreendedor. Portanto, é necessário que ele seja atraente. Até o melhor empreendedor trabalha mal num setor em crise. A escolha de onde e de quando investir é tão importante como a de quando desinvestir. Procure setores que cresçam, ou nos quais haja pouca concorrência, ou que sejam rentáveis, ou que requeiram poucos investimentos iniciais. Empreenda em ciclos econômicos expansivos ou em países ou áreas geográficas que estejam no auge.
Fonte: O Livro Negro do Empreendedor, de Fernando Trías de Bes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário