Você já ouvir ou leu algo sobre IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)? Não então vamos esclarecer um pouco esta questão.
O IDH é um indicador da ONU que aponta o padrão de desenvolvimento humano em cada país. Ele é calculado a partir de indicadores de escolaridade, renda e expectativa de vida. O valor encontrado varia de zero, o pior desenvolvimento humano possível, a um, o melhor. Um índice acima de 0,800 é considerado de alto desenvolvimento humano.
A desigualdade brasileira vem sendo cada vez mais dissecada a partir de suas matizes brancas, negras e pardas. Porém são os grupos populacionais indígenas e amarelos - pouco estudados por representarem menos de 1% da população - que ocupam os extremos opostos do ranking de desenvolvimento humano do país.
Para o Brasil, o índice fica em 0,790, o que coloca o país na 62ª posição do ranking de 177 países divulgado em 2004. A população que declarou cor amarela no censo tem, isoladamente, IDH de 0,937, próximo do Japão (nono no ranking). No outro extremo, os índios têm IDH de 0,683, próximo da Bolívia (114º no ranking).
Você irá perceber que no caso dos orientais no Brasil eles têm IDH japonês. Sabe por quê?
O valor considerável dessa população dedica à educação, ou seja, eles se monstram responsáveis com os estudos. Sendo este um quesito que mais eleva o IDH desta população.
Fonte: matéria publicada na Folha de São Paulo, em Abril de 2005, intitulada "Índio tem menor índice de desenvolvimento do país".
Nenhum comentário:
Postar um comentário