Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo no ano de 2005, o ministro do Controle e da Transparência Waldir Pires, o mesmo afirma que os Municípios desviam mais de 20% dos recursos dos recursos aplicados pela União.
Primeiramente, devemos ter prudência ao generalizar situações. Mas temos nesta entrevista um bom indício da importância do acompanhamento da aplicação dos recursos públicos; sejam federais, estaduais ou municípiais.
Será que estamos diante de casos isolados? O índice está errado, para baixo ou para cima? Será que o cenário se modificou? Podemos dizer que a corrupção é "grave"?
Como diz a reportagem: "A população adora. Prefeitos não gostam, evidentemente, ou rarissimamente. Ninguém gosta de ser fiscalizado".
Se você quiser acompanhar a transferência de recursos federais pode acessar o Portal da Transparência, um excelente instrumento de fiscalização que pode ser utilizado pelos conselheiros municipais, os quais exercem a participação popular na administração pública, ou pelos cidadão, que exercem o controle social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário