Empreendedores são inovadores. Eles criam novos paradigmas e são pioneiros de novas abordagens. Isto não significa que criem algo completamente novo. Muitas vezes, transformam algumas idéias já existentes; utilizam a criatividade para aperfeiçoar ou reinventar processos. É um processo criativo e contínuo de explorar, aprender e melhorar.
Empreendedores sociais têm características semelhantes aos empreendedores de negócios, mas possuem uma missão social onde o objetivo final não é a geração de lucro, mas o impacto social; são os agentes de transformação no setor social. Não se contentam em atuar apenas localmente. São extremamente visionários e pensam sempre em inspirar a sociedade com as suas idéias e como coloca-las em prática. São persistentes e, ao invés de desistir ao enfrentar um obstáculo, os empreendedores sociais se perguntam “como posso ultrapassar este obstáculo?” e seguem com determinação suas respostas.
De todas as definições sobre um empreendedor social, creio que a melhor é a de Jed Emerson e Fay Twersky, segundo os quais é um "indivíduo com experiência na área social, desenvolvimento comunitário ou de negócios, que persegue uma visão de empoderamento econômico através da criação de empreendimentos sociais voltados para prover oportunidades àqueles que estão à margem ou fora da economia de um país".
Fonte: GMM Slogan.
Para você pensar: Conheçe os empreendedores sociais da sua cidade?
Informo, ainda, que saiu publicado na Folha de São Paulo, de hoje (26/11), o suplemento especial sobre o Prêmio Empreendedor Social 2010, vale apena.
Boa leitura!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário