Em termos teóricos, o processo de gerencialmento ambiental deveria se iniciar com um diagnóstico ambiental, seguido do prognóstico de uma etapa de valoração e decisão, através de um planejamento participativo. Ao meio técnico caberia o preparo dos levantamentos e análises que subsidiariam as respostas a uma série de questões colocadas pelo gerenciamento.
Todo esse trabalho deveria ser orientado pelos anseios, reivindicações e escolhas da população envolvida, formal ou informalmente inserida no processo de gerenciamento.
Portanto, um diagnóstico que informe à sociedade o estado do ambiente na unidade de planejamento adotada, constitui uma etapa importante do processo, mas não é suficiente para sustentar o processo de gerenciamento.
Em uma etapa seguinte, a negociação social deveria transformar a necessidade de resolver os problemas identificados em um fato político. Esse envolvimento social geraria as condições para execução da fase seguinte, onde ocorreria o compromisso para resolver tais problemas e a geração de soluções custo-efetividade.
Fonte: texto O processo de participação social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário