10 de dez. de 2010

Ampliando a Cidadania

Na postagem anterior passei a teoria de Tomas Marshall sobre os direitos que compõe cidadania. Ele periodiza os fatos históricos, europeus, para criar sua escala de gerações: direitos civis (XVIII), os direitos políticos (XIX), os direitos sociais (XX). Os estudos modernos apresentam uma 4ª geração: os direitos difusos (consumidores e do meio ambiente, XX).
Já para Murilo de Carvalho, que escreveu o livro Cidadania no Brasil - O longo caminho, destaca que “a formação da cidadania explicitada por Marshall é só um modelo, pois os caminhos são distintos em cada país. Por exemplo, o modelo inglês não se aplica ao Brasil, este teve pelo menos duas diferenças. A primeira de que houve uma ênfase maior nos direitos sociais, e a segunda é que na seqüência adquirida dos direitos, o social precedeu os outros. A cidadania se desenvolveu durante a Revolução Francesa, do fenômeno de Estado-nação, ou seja, a construção de cidadania tem a ver com a relação das pessoas com o Estado e com a nação. Logo, a lealdade a um Estado e a identificação nacional fazem parte da cidadania.”.
E para você o que é Cidadania?
Para mim é ação, atitude e ética. Independente da formação ou geração devemos exercer nossos deveres e direitos perante a vida em sociedade.
Disto eu não abro mão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário