2 de dez. de 2010

Cidadania Política

Quando falamos de Cidadania devemos também abordar o tema Política, que vai muito além dos partidos.
Encontramos na origem do termo Politikós (polis), aquilo que significa tudo o que se refere à cidade, tanto na sua vertente pública e social.
Sendo que em sua origem a cidade é um espaço seguro, ordenado e manso, onde os seres humanos podiam se dedicar à busca da felicidade, e os políticos seriam aqueles que cuidariam desse espaço, e, assim, a vocação política estaria a serviço da felicidade dos moradores da cidade. Podemos traduzir a política através da seguinte fórmula P = p + n, ou Política é igual à participação mais negociação.
Lembro que a política é a arte do compromisso, do acordo, das concessões mútuas, da capacidade de construir maiorias através de coalizões políticas, passa pela noção de dignidade e da responsabilidade. Muito diferente da visão comum de Política.
Sei que o desinteresse pela política tradicional produz o individualismo, o qual pode até prejudicar, mas não é contrário à política, pois o indivíduo tem compromisso com a sociedade, apesar do descrédito com a classe política. Mas lembro que a Política está ligada a cultura e ao comportamento de um povo.
Devo lembrar que uma prática antiga nos meios políticos o Nepostismo, só corre em razão da nossa cultura de transformar o que é público em privado. Esta expressão derivada de nepos, uma espécie de escorpião, cujas crias, assentando-se sobre o dorso materno, devoram-no pouco a pouco., significado trazido por José Marcelo Vigliar, em seu artigo sobre o tema, vale apena ler abre horizontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário