Você encontra na figura ao lado um quadro sintético elaborado pelo professor Vanderlei de Barros Rosas de como se processa a “evolução do ser Humano para o ser Cidadão.
Transcrevo a seguir uma frase de Maquiavel: “Nada é mais difícil de executar, mais duvidoso de ter êxito ou mais perigoso de manejar do que dar início a uma nova ordem de coisas. O reformador tem inimigos em todos os que lucram com a velha ordem e apenas defensores tépidos nos que lucrariam com a nova ordem.”
Destaco que o poder do tirano não é a sua própria autoridade, mas é a cumplicidade direta dos dominados. Assim, passamos a compreender que qualquer injustiça será transformada através da ação de todos.
Além disso, não podemos esquecer do Setor Privado que possui potencial para contribuir para a resoluções dos problemas da sociedade, tais como: recursos financeiros e de pessoal, uso e o manejo da tecnologia, e outras competências relacionadas a planejamento e cumprimentos de metas.
Para encerrar, por enquanto: A convivência social e coletiva, na cidade ou no campo, está intimamente ligada a idéia de cidadania; sendo que se aprende cidadania através da prática cotidiana da CIDADANIA.
Então fica aqui um convite: “Crie situações de aprendizagem...”
Nenhum comentário:
Postar um comentário