Ontem participei da primeira reunião dos novos conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar, sendo que o objetivo era eleger a Mesa Diretora, mas em razão da chuva a reunião atrasou um pouco.
Aproveitamos para conversar sobre o papel dos conselheiros e qual o limite da atuação dos mesmos, foram levantadas diversas questões.
Coloquei-me a disposição para realizar uma capacitação aos conselheiros, pois sei da angustia daqueles que começa a função de conselheiro sem formação alguma, então fiz os seguintes esclarecimentos:
- Trata-se de um conselho programa, ou seja, a atuação dele está relacionada à fiscalização, gestão e controle do Programa de Alimentação Escolar, com base no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
- A atuação dos conselheiros tem por limite a Lei e os regulamentos;
- O conselheiro deve conhecer profundamente a “burocracia”, ou tramites legais, para poder atuar no momento adequado;
- Poderá a qualquer momento o Conselho solicitar a presença de técnicos da administração pública para esclarecimentos que julgar necessários;
- Como o mandato dos conselheiros, agora, é de quatro anos afirmei que a qualidade das relações interpessoais é que será responsável pelo sucesso do Conselho e das conselheiras.
Reforcei que estou a disposição e após a eleição desejei a todas as conselheiras um bom trabalho, sim atualmente é o CAE é composto só por mulheres, com certeza será um conselho aguerrido.
Boas realizações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário