23 de mai. de 2010

Democracia e Cultura

A democracia sustenta-se na tolerancia das idéais, pois a vida coletiva precisa ser vivida num clima não dogmático, firmada sobre certezas éticas e convicções pessoais. 
Mas as pessoas que participam dos Conselhos Municipais possuem a sua própria cultura, sendo esta o produto dos valores que o Ser Humano projeto sobre a natureza. Como agregar estas diferenças?
Encontramos a solução nas diferenças culturais, pois a cultura permite superar o que existe de animal no Ser Humano. Para demonstrar este fato nos lembra Miguel Reale, em sua obra Introdução à Filosofia, que "a cultura está para o espírito como as águas de um rio estão para as fontes de que promanam".
Devemos lembrar que a cultura permite, através da ética, que o indivíduo se torne pessoa. Sendo que toda a cultura é história como é o próprio Ser Humano.
Creio, assim com Reale, que devemos investigar a formação da sociedade, confrontando-a com o sentido da existência pessoal, pois para cumprir uma regra jurídica é necessário a correspondência entre o que estabelece a Lei e a vontade íntima do sujeito.
Fonte: artigo publicado na revista Filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário