Institucionalizar é definir com clareza qual a forma de representatividade e quais as regras de participação, contribuindo-se para que a Sociedade Civil Organizada se fortaleça, ainda mais, e tenha maior compreensão do papel que pode exercer ao atuar nos Conselhos.
Antes, a democracia significa votar a cada quatro anos e pronto. Hoje, implica participação a todo instante. Neste cenário os munícipes são tratados como cidadãos ativos, participantes da elaboração, da formulação, do controle, e da fiscalização de cada política setorial.
Um governo municipal que abre a possibilidade de participação dos cidadãos, através dos Conselhos, e que esforça-se para que estes Conselhos seja efetivamente representativos contribui para tornar real a democracia.
É possível formar uma parceria construtiva entre as Entidades da Sociedade Civil Organizada e o Poder Público, este comprometido com a participação popular e a inclusão social.
Através desta participação os representantes da Sociedade “lutam” por melhoria de sua qualidade de vida e exercem plenamente a cidadania, mediante a utilização do espaço dos Conselhos Setoriais.
É neste espaço democrático de decisão que se fortalecem politicamente e buscam saídas para seus problemas. E aprendem que não é só exigir seus direitos, mas também estar sempre disposto a fazer a sua parte para melhorar a vida de todos.
Amanhã falarei um pouco sobre liderança e o perfil de um conselheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário