O líder deve ser um condutor de pessoas, alguém que obtenha resultados através dos outros. Alguém com visão e "poder" para ser seguido e respeitado. Para assumir o papel de líder o primeiro pré-requisito é a autoliderança, e para tanto, o autoconhecimento é fundamental.
Com relação a liderança é necessário conhecer seus estilos, suas características, seus pontos fortes e limitações, seus valores, sua origem, seus estado atual e seus objetivos.
Sem sobra de dúvidas é chegada a vez do lider HUMANISTA GENERALISTA, ou seja, o Líder que entende de pessoas e do equilíbrio entre razão e emoção.
É justamente desta forma que deve ser a liderança do Conselheiro Municipal, deve o conselheiro ter a capacidade de vestir a camisa da Paticipação Popular na Administração Pública, para tanto espera-se que ele possua o seguinte perfil:
- Tenha criatividade;
- Possua jogo de cintura;
- Seja comunicativo;
- Possua habilidade para lidar com pessoas;
- Não tema desafios;
- Possua autoconfiança;
- Seja humildade; e
- Tenha a visão do papel do Conselho e do conselheiro.
Esclareço, ainda, que as qualidades acima relacionadas são as mesmas dos chamados intraempreendedores, são pessoas que exercem por puro espírito empreendedor as atribuições de estar à frente da "administração" dos negócios, ser proativo, ter visão geral do empreendimento, sem serem donos ou presidentes.
Fonte: reportagem publicada no Estadão, em 16/05/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário