A função de uma Ouvidoria é identificar a necessidade de demanda do cidadão, buscar soluções para as questões por ele levantadas, oferecer as informações e sugestões cabíveis, visando o aprimoramento das relações, da prestação do serviço, garantindo antes de tudo, o direito ao exercício da cidadania.
O objetivo básico, portanto de uma Ouvidoria é criar um canal condutor das opiniões, sugestões, reclamações e problemas da sociedade em geral, visando garantir a expressão dos direitos dos cidadãos, fortalecendo os princípios da ética e da transparência nas relações institucionais; sendo atribuições de uma Ouvidoria:
- Receber as reclamações, sugestões e opiniões do público em geral, e em alguns casos receber, também, denúncias;
- Apurar ou encaminhar para apuração as manifestações recebidas a fim de que sejam resolvidas;
- Propor adoção de providências ou medidas para solução de problemas que identifique através das demandas;
- Fornecer prontamente respostas ao público, garantindo o sigilo absoluto da identidade do demandante, quando se fizer necessário;
- Participar de fóruns de discussão ou de decisão, principalmente quando estes atendam interesses coletivos;
- Garantir que informações relevantes cheguem ao Gestor (Administrador Público e aos Conselhos Setoriais), periodicamente, através de relatórios, quando sentir necessidade ou quando for solicitada a fazê-lo.
O principal objetivo de uma Ouvidoria é ser "A VOZ DO CIDADÃO" junto à Administração Pública, permitindo-lhe participar da gestão pública, através desse canal de comunicação.
belo post... plagiei (citando a fonte) para meu blog!
ResponderExcluirCaro
ResponderExcluirJarivânio
Agradeço e fique a vontade, pois todo o conteúdo é Copyleft e Creative Commons, sugiro apenas citar a fonte.
Grato!
Ulisses Porto
30072012