O ser humano é o centro da ordem social. Ao mesmo tempo protagonista e expectador dos pequeninos fatos cotidianos e dos grandes dramas universais.
Já a pessoa humana é uma criatura de Deus, constituída de corpo e alma, dispondo de faculdades que lhe são próprias - razão, vontade e amor - titular de DIREITOS e sujeito de DEVERES.
Sendo o principal direito da pessoa humana a liberdade, do qual decorre toda a responsabilidade do Ser Humano pelos seus atos. Desta forma quanto maior a liberdade do ser humano, maior sua responsabilidade.
Aquela pessoa não integrada no grupo social, mas distanciada e marginalizada do seu contexto é compreendido como indivíduo (massa). O ser incluído é uma pessoa, a qual forma o povo que é um conceito social jurídico e político; sendo que população é um dado estatístico, quantitativo e demográfico.
Dizia Aristóteles que o Ser Humano é um Animal Político, isto porque o ser humano é um ser eminentemente social, para melhor defender seus direitos, cumprir seus deveres, para realizar-se plenamente, desta forma o Ser Humano busca outros seres humanos para realizar suas potencialidades.
A sociedade é formada por grupos sociais naturais, os quais podem ser formar pela diferenciação ou por coordenação. Sendo assim, o grupo social é um conjunto de pessoas unidas por ideais, sentimentos e fins comuns.
Os grupos políticos ou sociedade políticas é o grupo social cuja idéia-força, cujo objetivo, consiste em realizar o bem comum e garantir a ordem jurídica necessária para que as entidades que ela encerram melhor se aproximam dos seus respectivos fins.
O poder é a força exercida pela idéia de um bem a realizar sobre as consciências solidarizadas e capaz de impor aos membros do grupo as atitudes que ela determina.
A ciência e a arte de governar outros seres humanos exige tal equilíbrio de julgamento, tal sutiliza no enfoque dos problemas, tal desprendimento pessoal, tal humildade e ao mesmo tempo tal firmeza e audácia, que dentro dos grupos sociais, poucos são os que reúnem em si as qualidades de caráter, inteligência, prudência, imaginação, coragem, amor ao próximo, necessários ao bem governar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário