Segue abaixo algumas estratégias gerenciasi para as entidades sociais:
- Identificar a clientela;
- Identificar as necessidades da clientela;
- Planejar o atendimento de forma estratégica, tática e operacional;
- Gerenciar para atender as necessidades da clientela;
- Gerenciar visando a melhoria da qualdiade nos serviços.
Um gerenciamento baseado no aprimoramento permanente dos processos administrativos e técnicos implica em articular recursos internos e externos nos âmbitos estratégico, tático e operacional, tendo em vista melhores índices de desempenho e produtividade e minimização de deficiências.
Essas estratégias conduzem a um gerenciamento eficiente, eficaz e efetivo, em que os componentes humanos, operacionais e físicos convergem para a satisfação das necessidades dos clientes. O dirigente-líder é quem coordena e ordena os trabalhos desenvolvidos no interior da entidade, articulando a área administrativa com a técnica.
Dentro dessa síntese final, gostaria de destacar que a área técnica deve ter primazia, porque é pela via do atendimento que a missão das entidades sociais pode ser cumprida de forma mais plena. Sobre o dirigente-líder, eu diria que o principal atributo que deve buscar dentro de si para empreender a sua missão é a CORAGEM.
Fonte: transcrição do trabalho de Alfredo Barbetta sobre Gerenciamento Empresarial da Entidade Social.
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