21 de mar. de 2011

Postura empreendedora - V

O "dirigente-líder" de uma entidade social deve ser capaz de mobilizar pessoas e recursos, promovendo o seu alinhamento com uma visão de futuro e uma missão a ser íealizada pelo empreendimento, num novo patamar: o da construção efetiva da condição de cidadão.
Para tanto, o líder deverá apresentar uma certa eficácia no desempenho do seu papel.
Segundo Druker, os líderes eficazes devem comportar-se de maneira pragmática, ética, buscar resultados, respeitar as diversidades, apoiar e investir no desenvolvimento da capacidade dos seus seguidores, não temer seus associados e desenvolver uma autocrítica apurada. Assim, a autoridade é resultado e não, princípio.
Os quatro traços de um líder são:
  1. o líder é alguém que tem seguidores. Sem seguidores não há liderança;
  2.  um líder eficaz não é alguém admirado e amado. É alguém cujos seguidores fazem as coisas certas. Popularidade não é liderança, resultados sim;
  3. os líderes são bastante visíveis. Servem de exemplo;
  4.  liderança não significa títulos ou dinheiro mas, acima de tudo, responsabilidade.
Nessa perspectiva e no intuito de reforçar a idéia de que\) líder emerge de um ambienta. propício à expressão e participação, propomos duas estratégias, que são também indicadores da capacidade de um dirigente abandonar a postura de simples administrador para transformar-se num líder:

  • Delegação de tarefas para a construção de um projeto comum: a delegação leva à participação de todos no processo de planejamento, execução e avaliação. Estimular a participação incentiva o espírito cooperativo, condição básica para o desenvolvimento de um projeto comum.
  • Criação de espaços políticos para lideranças indiretas: o trabalho desenvolvido pelas entidades sociais envolve, basicamente, relações humanas. Por isso, a performance dessa organização depende da qualidade das informações, da capacidade de envolvimento de todos e da utopia que move todos na mesma direção. Isso significa que todas as pessoas envolvidas têm um certo grau de liderança.
Fonte: transcrição do trabalho de Alfredo Barbetta sobre Gerenciamento Empresarial da Entidade Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário