13 de mar. de 2011

Metas Sociais

Os objetivos do milênio são:
  1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
  2. Atingir o ensino básico universal
  3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
  4. Reduzir a mortalidade na infância
  5. Melhorar a saúde materna
  6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
  7. Garantir a sustentabilidade ambiental
  8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

Como nos lembra Jorge Eduardo Durão (Abong e Fase), é preciso contextualizar o debate, pois o apoio à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) requer um esforço de contextualização e relativização em relação ao significado desse compromisso assumido pelos governos e que por eles não vem sendo cumprido. Não podemos ficar nas declarações de intenções, temos de priorizar as ações concretas dos governos e da sociedade civil pelo desenvolvimento, erradicação da pobreza e desigualdades. No Brasil, parece-me extremamente relevante o aprofundamento de uma interlocução entre empresas, movimentos sociais, sociedade civil e Estado tendo como foco a identificação de metas sociais para traduzir os ODM.
Lembro que as ações de Responsabilidade Social não suprem a carência de Políticas Públicas.
Fonte: suplemento especial da Folha de São Paulo sobre Metas Sociais, de 31/03/2005.

Quando falamos das metas sociais vem logo a mente: dinheiro. É claro que existem metas que necessitam de investimentos vultosos, mas na maioria delas é necessário levantar-se o véu do desconhecimento, passam sim por pactuações entre os atores sociais.
Saliento que as Políticas Sociais são inseparáveis dos Objetivos do Milênio, aqui reside a atuação dos Conselhos de Políticas Públicas, podendo em muito contribuir para a efetivação dos mesmos e dos ODM.
Se você desejar poderá participar do Prêmio ODM Brasil, o qual incentiva as ações, programas e projetos que contribuam para o cumprimento efetivo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Caso deseje, acesse o 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM (Março de 2010), ou entre no site do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e obtenha maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário