Necessitamos compreender o conceito de cidadania para entender a real existência dos Conselhos Setoriais, então recomendo a leitura do livro “História da Cidadania”, organizado por Jaime Pisnky e Carla Bassanezi Pinsky, que através de artigos acadêmicos apresenta a busca histórica pelo conceito.
Encontramos neste livro o texto “O Nascimento de um Cidadão”, de Moacyr Scliar, o qual conta, em um tom coloquial que soa como um bálsamo para os olhos cansados de tanta seriedade, a história de um “cidadão” desempregado, sem passado e sem futuro, perdido a esquecer a família, a idade, o nome, a vida. Apresenta ao final um fecho simbólico para as muitas reflexões despertadas pelos artigos anteriores presentes no livre.
O conceito de cidadania não é uma definição estanque, mas um conceito histórico, o que significa que seu sentido varia no tempo e no espaço. É preciso compreender, contudo, que a verdadeira cidadania não consiste simplesmente em “ajudar o outro”, mas, na verdade, “servir ao outro” (professor Stephen Kanitz).
Afinal, para você o que é cidadania?
Você poderá encontra em outro livro Práticas de Cidadania, organizado por Jaime Pinsky, importantes ações que estão sendo executadas em nosso país, no sentido de estender a cidadania a todos. Este livro nos apresenta multiplos caminhos. Boa jornada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário