17 de jul. de 2010

Palestra nos 20 do ECA

Estive no dia de ontem (16/07), ministrando palestra sobre Redes Sociais, Sistema de Garantias e Rede de Proteção, no evento de Comemoração dos 20 anos do ECA, realizado pelo CMDCA Valinhos, na Câmara Municipal.
Inicie a conversa com a apresentação da síntese do vídeo do curso “Prevenção ao uso indevido de drogas, capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias”, destacando que a responsabilidade é compartilhada e que uma rede teve ter uma causa, e para trabalhar em Rede é necessário: acolhimento, cooperação, tolerância, disponibilidade, respeito as diferenças, generosidade, apóio, atenção sem exigir retorno, automotivação, sendo ela, um espaço de interação e debates. Citei os exemplos do Projeto Lua Nova e Projeto 4 Varas. Lembrei que a rede SOMOS TODOS NÓS.
Procurando um exemplo da cidade de Valinhos apresentei o Projeto Núcleo de Aceleração que é realizado pela Secretaria de Educação e a Igreja Cristo Vive, em parceria; neste projeto as salas possuem 15 alunos, sendo que eles estão divididos de forma homogenia por idade e aprendizado, para o enfrentamento dos rótulos e estigmas.
Tratei das “redes sociais”, que na verdade são ferramentas e espaços sociais, os quais possuem as seguintes características: padrões de identidade, laços sociais, capital social; e existem para as seguinte finalidades: emprego, negócios e relacionamento. Fiz referência à teoria dos seis graus de separação. Apresentei informações obtidas na Escola de Redes, da qual faço parte, destacando os tipos de redes, lembrando que o mundo está interligado, apresentei a Teoria do Rizoma. Coparei uma rede com um quebra-cabeça. Deixei claro que qualquer rede é formada por pessoas, ou seja, a rede é a pessoa.
Abordei o tema do SGDCA, o qual possibilita o acesso aos direitos fundamentais, lembrando ao presente do Projeto de Aprimoramento do Sistema, da Rede Social SP, falei sobre os sistemas articulados e desarticulados, abordei a presença dos marcos legais (Constituição, Art. 86 do ECA, e a Resolução CONANDA nº 113), apresentei os níveis de comprometimento, o procedimento metodológico, a compreensão dos sistemas (SUS, SUAS e SGDCA), a importância do Protagonismo, quais os atores, que precisamos de um lugar para sonhar.
Já com relação a Rede de Proteção destaquei os três eixos estratégico de ação, a saber: defesa, promoção e controle; sempre lembrando que é o direito da pessoa humana; falei sobre o papel da comunicação em uma Rede, a importância da motivação, mostrei um diagrama do SGDCA.

Ao final apresentei Pierre-Joseph Proudhon, fiz os meus agradecimentos e realizei uma dinâmica com os presente fazendo uso da Oração da Unidade: “Eu coloco minha mãos na suas e uno o meu coração aos seus para que junto possamos fazer o que sozinho não foi possível.”

Aqui estou eu junto com a equipe recebendo uma cesta de frutas, como forma de agradecer pela palestra ministrada, oferecida pelo CMDCA.

Foi com grande satisfação que contei na platéia com a presença da minha equipe (Maria do Carmo, Janaína e Cristina), as quais estavam no evente para assistir a palestra e "tirarem" fotos, e como elas tiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário