27 de ago. de 2010

Responsabilidade social

De acordo com o Instituto Ethos a responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
Como nos lembra Elenice Roginski: "A responsabilidade social contribui para que a empresa crie relações sólidas com seus clientes e fornecedores, além de ajudá-la a cumprir a lei e a diminuir o número de conflitos internos e externos. A prática da responsabilidade social, cujo pano de fundo são a ética corporativa e o conceito de desenvolvimento sustentável, afeta positivamente a gestão da empresa nos seguintes aspectos: facilita o acesso ao capital de investidores; reforça a visibilidade da marca e aumenta as vendas; ajuda a gerenciar riscos; facilita a tomada de decisões. Como conseqüência, existe uma relação positiva entre o desempenho econômico da empresa e sua atuação social. A empresa que pratica responsabilidade social está também ajudando a si própria.".
Para saber mais sobre o tema recomendo a leitura da entrevista sobre O que é responsabilidade social?, publicada na revista FAE Business, em Setembro de 2004.
Mas fica aqui uma pergunta: Será que responsabilidade social e filantropia são a mesma coisa?
A resposta na próxima postagem.
Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário