Os Conselhos são usados há milênios pelo Ser Humano e abriram novos caminhos para a autogovernança e a administração da coisa pública. No passado os Conselhos Municipais tinham atribuições legislativas e executivas, por razões históricas.
Em Portugal o conselho municipal era órgão consultivo com assento de representantes das organizações da sociedade, passaram depois a ser Assembléia Municipais e por fim Câmara Municipal.
Já na Inglaterra recebeu diversas denominações: Conselho de Condado, Conselho Distrital, Conselho Não-distrital, Conselho de Distrito Urbano, Conselho de Distrito Rural, Conselho Comunal e Conselho Local. Possuíam número variável de membros, com mandato de 03 a 04 anos e tinham competência para revolver os assuntos locais.
Temos na França as Comunas, com uma formação mais unitária e possuíam a autoridade de conselho.
Destaco que não trata-se apenas de uma forma de organização de uma comunidade, os Conselhos buscam desenvolver a região em que estão instalados (interesse local), além de contribuírem para o exercício da cidadania, permitindo as pessoas a construção do bem comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário